bendis-socialUma notícia surpreendente no mundo dos quadrinhos saiu hoje: o escritor Brian Michael Bendis está deixando a Marvel Comics e assinou um contrato de exclusividade com a DC Comics, descrito pela empresa como multifacetado e por vários anos. Nos últimos 13 anos, Bendis tem sido o principal escritor da Casa das Ideias e o responsável por muitas das histórias mais famosas do novo século, como Novos Vingadores, Invasão Secreta, Reinado Sombrio, Vingadores vs. X-Men; além de ter criado a personagem Jessica Jones.

Bendis chamou a atenção dos quadrinhos no mercado indie no fim dos anos 1990 e se tornou famoso após lançar o Universo Ultimate da Marvel em 2000, com o Homem-Aranha. Depois, na linha tradicional da editora, criou Jessica Jones na revista AKA Jessica Jones, que depois virou The Pulse, onde desenvolveu as bases que foram adaptadas na série de TV do Netflix. O sucesso cult o levou a escrever o Demolidor, produzindo uma longa temporada que o tornou um dos mais aclamados escritores do novo século.

Assim, foi um pulo a Marvel pedi-lo para revitalizar uma de suas principais franquias: os Vingadores. Com estardalhaço, Bendis lançou o arco Vingadores: A Queda, em 2004, onde quebrou a equipe para refazê-la ligeiramente diferente em Novos Vingadores, mantendo alguns membros tradicionais como Capitão América e Homem de Ferro, mas incorporando uma série de membros incomuns, como Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage e Mulher-Aranha. Além do Sentinela. 

Foi um grande sucesso, em arcos como Motim, seguindo depois, grandes sagas como Invasão Secreta, Reinado Sombrio, Era Heróica e O Cerco. Então, em 2012, depois de fazer os Vingadores a franquia mais rentável da editora (o que influenciou a produção dos filmes do Marvel Studios), Bendis fez a transição para os X-Men com Vingadores versus X-Men, assumindo em seguida a revista dos mutantes e mudando todo o status quo desses personagens, com Ciclope virando um fugitivo, Wolverine recriando a Escola de Xavier e os X-Men originais trazidos do passado para o presente.

Nos últimos tempos, Bendis escrevia o Homem de Ferro e a o Homem-Aranha Miles Morales. 

A DC Comics ainda não revelou em que Bendis irá trabalhar, mas não é impossível que o escritor também atue nos filmes da companhia. Na Marvel, ele era o principal membro de um grupo de Consultores que influenciavam diretamente os rumos e as tramas dos filmes.