justice league batman close up ressurection sceneA novela se Ben Affleck continuará a ser o Batman parece não ter fim. Há um ano se discute se o ator (e diretor) encerra sua carreira sob o manto do cavaleiro das trevas no recém lançado Liga da Justiça ou se continuará em frente. Claro, não ajuda nada as evidências cada vez maiores de que The Batman, o próximo filme solo do herói a ser dirigido por Matt Reeves não terá o ator como protagonista. Os rumores se sucedem e repetem, mas com o naufrágio do filme da equipe na bilheteria dos EUA (pelo menos para os altos padrões esperados) e as mudanças no comando tanto da DC Films quanto da Warner Bros. Pictures, as coisas começam a ficar mais claras.

Segundo o Batman on Film, Ben Affleck tem mais um filme em seu contrato com a Warner e o estúdio o quer de volta, sim. Afinal, sejamos justos: Liga da Justiça pode ter seus defeitos (e o HQRock gostou do filme, veja nossa resenha aqui), mas o homem-morcego de Affleck é uma das melhores coisas do longa. O corte final exibido nos cinemas mostra de modo mais luminoso (menos decadente do que em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça) e sábio um Bruce Wayne veterano, que está constantemente no limite de suas capacidades físicas, e disposto a morrer por sua missão, ao mesmo tempo em que é o líder inconteste do grupo. É uma ótima abordagem!

suicide-squad movie hi-res the team in the rain
Esquadrão Suicida: sequência pode ter Batman.

Assim, aparentemente, o ator pode escolher entre Esquadrão Suicida 2 e Flashpoint como seu terceiro filme vivendo o cavaleiro das trevas. O personagem poderia fazer uma grande diferença na sequência do longa do time de vilões reunido à força pelo governo para missões suicidas; porém, nos quadrinhos, Flashpoint tem uma participação fundamental do homem-morcego.

F:PHOTOMediaFactory ActionsRequests DropBox47999#warner brosJL-06722rv3.jpeg
Batman e Flash pode se reunir em Flashpoint.

É possível que a Warner pressione um pouco para que Affleck escolha esse último, porque assim, o estúdio testaria um filme da Liga da Justiça sem ostentar este nome, afinal, é bem provável que a trama reúne, pelo menos, Flash, Mulher-Maravilha e Batman, com possível participação até do Aquaman, a depender de como seu filme solo for recebido no fim deste ano.

Mas a Warner ou Affleck têm que decidir logo, pois os rumores são de que Esquadrão Suicida 2 começa suas gravações no meio deste ano, o que joga seu lançamento para 2019.

jake-gyllenhaalIsto feito, é praticamente confirmado que The Batman não terá Ben Affleck no papel título. O diretor Matt Reeves está interessado em uma abordagem diferenciada do herói, com uma base mais noir e detetivesca, algo que é muito forte nas HQs do personagem, mas nem tanto em seus filmes. Além disso, veremos um cavaleiro das trevas mais jovem e os rumores de que Jake Gyllahaal (dez anos mais jovem do que Affleck) estaria cotado para assumir o papel não devem ser esquecidos.

É claro que se o estúdio, os atores e os diretores não fossem tão “fechados” não seria problema nenhum The Batman ter uma abordagem diferente do Snyderverso da DC apresentado até agora (os filmes do diretor Zack Snyder foram sombrios e pesados, com Superman – O Homem de Aço, Batman vs. Superman – A Origem da Justiça e Liga da Justiça [embora neste último, as refilmagens de Joss Whedon aliviaram muito disso], e também influenciou o clima de Esquadrão Suicida – apenas Mulher-Maravilha correu por fora, sendo mais leve e luminoso), mas ainda assim, estar na mesma cronologia.

Qual é o problema para a cronologia se os filmes têm “pegadas” diferentes? The Batman poderia mostrar a juventude do cavaleiro das trevas de Ben Affleck, antes de se tornar o cínico desapontado e furioso de A Origem da Justiça (quando é dito que tem 20 anos de combate ao crime!). Matt Reeves podia explorar esse passado, sem ter que referenciar o futuro, e teria à sua disposição todo o riquíssimo universo do herói, com seus vilões e histórias fabulosas, a até elementos como Asa Noturna e o Robin Jason Todd (que foi referenciado diretamente em A Origem da Justiça).

Mas as chances disso acontecer são pequenas. É mais provável The Batman não ter nenhuma relação com o Universo DC dos Cinemas atual e ainda contradizê-lo.