infinity war promoart ironman cap spidey starlord groot rocketHá alguns dias, causou certo frisson o vazamento de um conjunto de imagens das gravações finais de Vingadores 4, que mostrava uma cena na qual se reconstituía a Batalha de Nova York de Os Vingadores. O fato de haver várias outras cenas do passado sendo refeitas, pretensamente, flashbacks, fez muitos sugerirem que o capítulo final da Fase 3 do Marvel Studios, que também fecha o primeiro grande ciclo narrativo do Universo Marvel dos Cinemas, teria viagens no tempo. Participando do Happy Sad Confused Posdcast, os diretores Anthony e Joe Russo comentaram a possibilidade – e a negaram! Ou não?

avengers 4 set-photos-january-10-04
Robert Downey Jr. Mark Rufallo, Chris Evans e Paul Rudd gravam cena que remete diretamente a Os Vingadores. Viagem no tempo ou só lembrança?

O entrevistador os questionou sobre a possibilidade de viagens no tempo, no que Anthony Russo disse:

Oh, somos grandes fãs dessa técnica.

Mas após alguns comentários sobre De Volta para o Futuro, Joe Russo comentou o que poderiam ser as imagens vazadas:

Veja, é interessante, porque sim, sempre há fotos que vazam, e trazem um monte de conjecturas sobre o que essas fotos significam. Certamente, há uma sequência de cinco minutos em Guerra Civil sobre uma peça de tecnologia que era construída para um propósito muito específico. Então, se você voltar e olhar para aquele filme, pode apontar para a direção [do que estamos fazendo].

civil war barf scene 1
A cena do BARF em Guerra Civil.

Sem sombra de dúvidas, o diretor está se referindo a BARF, um dispositivo que recria memórias como hologramas interativos, que vemos Tony Stark demonstrando a universitários no início de Capitão América – Guerra Civil. Na cena em questão, logo no início do filme, Stark rememora a última vez que viu seus pais, que morreriam naquela noite em um acidente de automóvel – que no desenrolar do filme descobrimos ter sido causada pelo Soldado Invernal nos tempos em que sofria lavagem cerebral da HIDRA para manipular a Guerra Fria.

O comentário de Joe Russo indica que provavelmente Stark e Scott Lang estão usando a BARF para tentar descobrir maneiras de derrotar Thanos, que detém a Manopla do Infinito. Contudo, dentre os flashbacks que foram flagrados sendo filmados, estão cenas na II Guerra Mundial (entre Steve Rogers e Peggy Carter?); a Batalha de Nova York dos Vingadores contra Loki e seu exército de Chitauris; o momento em que Loki é despachado para Asgard na companhia do irmão, Thor; e outras mais ocultas, que envolveram personagens mortos, como temporariamente vingador Mercúrio (irmão da Feiticeira Escarlate); o vilão Ossos Cruzados; e o agente da SHIELD (e secretamente da HIDRA) Jasper Sitwell. É claro, que vasculhar o passado em busca de uma saída para derrotar Thanos é uma opção, mas não parece muito mais viagens no tempo? Vale ressaltar que, hipoteticamente, todos os flashbacks deveriam estar conectados com algumas das Joias do Infinito.

Continuo com a impressão de que os Vingadores encontrarão um modo de “incrementar” a BARF com a Joia do Tempo, o Olho de Agamotto, e farão mais do que acessar memórias.

Falando sobre isso, me recordo do final da saga A Guerra Kree-Skrull, na qual a Inteligência Suprema dos Kree desperta um poder latente na mente do jovem Rick Jones – o velho amigo do Hulk, mascote dos Vingadores e, então, trocando de corpo com o Capitão Marvel (Mar-Vell) na Zona Negativa – chamado Força Destino, na qual consegue evocar uma série de heróis do passado (da Era de Ouro dos Quadrinhos) e ajudar a derrotar as frotas alienígenas que ameaçavam a Terra. Será que veremos uma adaptação disso, envolvendo o BARF, o Olho de Agamotto e a memória (ou passado) dos Vingadores?

O que você acha?