avengers and spider-man by jim cheung 2018A editora Marvel Comics está no embalo de uma empreitada chamada Marvel Legacy, que busca “resgatar” elementos tradicionais de seus personagens. Na vida real, a editora quer sair de uma crise de vendas (somada à críticas negativas de suas histórias), que declinam em proporção inversa aos filmes de seus heróis. Dentro da empreitada, está o lançamento de uma nova revista chamada Avengers (Vingadores), começando com a numeração 01, que irá reunir dezenas de heróis, como Pantera Negra, Homem-Aranha (Peter Parker e Miles Morales!), Wolverine, Luke Cage e Demolidor, além de membros mais tradicionais do grupo, como Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Capitã Marvel; e também outros sumidos a tempos no core da equipe, como Hulk.

Nos últimos anos, a Marvel promoveu uma curiosa substituição de seus principais personagens por novas versões, o que trouxe maior diversidade étnica aos quadrinhos, mas por outro lado, deixou ausente os personagens clássicos que todos adoram ler. Por exemplo: o Capitão América foi substituido por Sam Wilson, o Falcão; Carol Danvers assumiu o nome de Capitã Marvel, enquanto a jovem Kamala Kahn tomou o nome de Miss Marvel; o Hulk deixou de ser Bruce Banner e passou a ser Amadeus Cho; Wolverine morreu e foi substituído por sua clone X-23; Tony Star deixou de ser o Homem de Ferro e a armadura passou às mãos de Riri Williams; Thor perdeu parte de seus poderes e foi substituído por uma versão feminina, a Thor; e a lista não tem fim.

avengers 2018 by jim cheungA proposta de Marvel Legacy é justamente trazer os heróis clássicos de volta, embora sem renegar os novos. Por isso, é possível perceber que o poster promocional da nova revista Avengers, criado por Jim Cheung, traz muitos desses nomes:

Homem-Aranha Miles Morales, Doutor Estranho, Hulk, Capitã Marvel, Venom, Miss Marvel Kamala Kahn, Homem de Ferro, Jean Grey (Fênix), Thor, Demolidor, Deadpool, Motoqueiro Fantasma, Mulher-Hulk, Homem-Aranha Peter Parker, Justiceiro, Luke Cage, Jessica Jones, Gambit, Pantera Negra, Wolverine, O Coisa, Capitão América, Vespa e Homem-Formiga.

Não é preciso um olhar muito atento para perceber que quase todos esses heróis estão de algum modo associados aos produtos derivados da Marvel, como as propriedades do cinema e da TV. 

A revista Avengers será escrita por Jason Aaron e terá desenhos de Ed McGuinness, e não será exatamente mensal, pois terá 18 edições por ano. O release da editora informa que as revistas derivadas – New Avengers (com heróis mais urbanos), Secret Avengers (uma equipe tática menor para missões mais secretas ou furtivas) e Uncanny Avengers (grupo com predominância de mutantes) permanecem sendo publicadas; enquanto Avengers trará o desdobramento da trama iniciada no especial de Marvel Legacy, que trouxe, por exemplo, os Vingadores de 10 mil A.C..

avengers-1-2018 cover by ed mcguinessA nova Avengers 01 tem uma capa de Ed McGuinness trazendo Capitão América, Thor, Mulher-Hulk, Pantera Negra, Capitã Marvel, Homem de Ferro, Motoqueiro Fantasma e Doutor Estranho; e chega às comic shops dos EUA no mês de maio, coincidindo com a chegada aos cinemas de Vingadores – Guerra Infinita.