marvel studios all heroesPegando todo mundo de surpresa, a Disney comunicou ontem nada menos do que 6 novas datas de estreias de filmes não-revelados do Marvel Studios para os anos de 2020, 2021 e 2022, dando a partida na Fase 4 do estúdio! O comunicado também muda a data de outra estreia de 2020 que já estava marcada. E por fim, também antecipa o lançamento de Vingadores – Guerra Infinita nos EUA para o dia 27 de abril deste ano.

Lá, o filme só estrearia na semana seguinte, o que vem sendo uma tradição em alguns dos principais longas do estúdio: eles estreiam em mercados estratégicos (como Reino Unido e Brasil) numa semana e, na seguinte, é que chegam aos EUA. Porém, se por um lado isso é uma estratégia para capitanear nos comentários positivos da imprensa internacional e aumentar a audiência nos EUA, ainda o maior mercado do mundo (embora venha diminuindo a diferença); por outro, a ação aumenta muito a possibilidade de spoilers vazados e cópias piratas.

Um filme importante como Vingadores – Guerra Infinita talvez não valha o risco. Assim, a estreia nos EUA será mais ou menos igual aos dos mercados internacionais. “Mais ou menos” porque em alguns lugares como o Brasil, as estreias são nas quintas-feiras, de modo, que aqui o filme aporta um dia antes.

avengers infinity war vanity fair widow hill laura barton valkyrie gamoraVoltando aos novos filmes, estas são as datas anunciadas pela Disney:

2020

  • 31 de julho (esta data antes era em 07 de agosto)

2021

  • 07 de maio
  • 30 de julho
  • 05 de novembro

2022

  • 18 de fevereiro
  • 06 de maio
  • 29 de julho

avengers infinity war vanity fair happy warmachine groot drax vision hank pymClaro que tentar nomear que filmes são esses seria pura especulação, mas devemos lembrar que o Marvel Studios tem pelo menos dois longas como candidatos a abrir a Fase 4 em 2020: Guardiões da Galáxia Vol. 3 (o mais provável) e Viúva Negra, que finalmente ganhará sua aventura solo.

É muitíssimo pouco provável que os Vingadores ganhem um filme nesse calendário. Então, a Fase 4 deve ser preenchida por aventuras mais individuais, como as de Homem-Aranha, Doutor Estranho, Homem-Formiga e Vespa, Capitã Marvel e, claro, Pantera Negra. Todos têm potencial para segurar a onda enquanto Capitão América, Homem de Ferro e Thor dão um adeus temporário, pois o contrato de seus atores encerra após o misterioso Vingadores 4, que sai em 2019.

avengers infinity war vanity fair fury okoye spider capNote, assim, que se acrescentarmos o filme da Viúva Negra aos do parágrafo acima teremos exatamente seis filmes!

Quanto aos Vingadores há duas opções. A primeira – e mais provável – é que Homem de Ferro e Capitão América saiam de cena e só voltem mais tarde já interpretados por outros atores. No caso específico de Tony Stark, como Robert Downey Jr. é meio que o “padrinho” do Marvel Studios, é até possível que simplesmente matem o personagem em Vingadores 4 para não terem que substituí-lo. Chris Hemsworth pode até continuar a interpretar Thor, caso consiga seguir a linha cômica de Thor – Ragnarok no futuro. Quanto a Chris Evans é bem pouco provável que permaneça no papel de Steve Rogers, e não penso que a Marvel irá matar o personagem, apenas substituí-lo por outro ator após alguns anos.

avengers infinity war vanity fair mantis panther potts antman bannerCom isso, a primeira opção seria fazer um time totalmente novo de Vingadores, que reuniria justamente esses heróis “tardios” (que chegaram ao Marvel Studios depois da primeira leva), como Pantera Negra, Doutor Estranho, Homem-Aranha, Homem-Formiga, Vespa, Capitã Marvel; além de outros mais antigos, mas coadjuvantes, como Soldado Invernal, Falcão e Máquina de Combate, pelo menos se sobreviverem a Vingadores 4. Formar equipes sem nenhum herói do “primeiro escalão clássico” foi uma coisa que os quadrinhos do grupo sempre fizeram bastante. Veremos isso no cinema agora?

A segunda opção seria não termos um filme dos Vingadores até a Fase 5, quando novos atores chegariam aos papeis de Capitão América, Thor, Hulk e Gavião Arqueiro.  

avengers-and-x-men-movie-crossover.jpgClaro que também não podemos ignorar a possibilidade de que alguns desses 6 filmes possa já ser advindos do pacote da Fox – que foi comprada pela Disney – como os X-Men e o Quarteto Fantástico, agora, lançados sob a bandeira do Marvel Studios.

E para atiçar mais: um executivo da Disney prometeu um grande anúncio do Marvel Studios para amanhã!

Suspense…