Um exemplar da revista Superman 01, datada de 1939, foi vendida em um leilão ao preço recorde de US$ 5,3 milhões. Este é o maior valor já pago numa HQ em todos os tempos. O HQRock tem noticiado várias vendas recordes de revistas raras nas últimas semanas, o que mostra que o mercado de HQs históricas está aquecido, o que pode ser uma consequência do sucesso desses personagens em outras mídias.

A venda foi realizada pela TonyeTrade Enterprises, uma conceituada casa de raridades no Canadá. A Superman 01 é classificada com nota 8,0 no Certified Guaranty Company (CGC), que vai de zero a dez e avalia o estado de conservação do item. Tratando-se de uma revista com mais de 80 anos de publicação, não é considerada um estado excepcional de qualidade, mas existem pouquíssimos exemplares originais dessa publicação entre colecionadores.

No caso da Superman 01, por exemplo, existem apenas quatro exemplares com CGC maior do que 6,0 e este exemplar leiloado com nota 8,0 é o mais bem conservado exemplar conhecido. Em dezembro de 2021, outra Superman 01, com CGC 7,0 foi vendida por impressionantes 2,6 milhões de dólares, mas ainda assim, é menos da metade deste outro exemplar com CGC 8,0.

Tradicionalmente, a revista mais rara e cara existente nesse tipo de mercado era a Action Comics 01, de 1938, que trouxe a estreia do Superman, mas o lugar foi ocupado, em setembro de 2021, por um exemplar de CGC 9,6 de Amazing Fantasy 15, de 1962, que traz a estreia do Homem-Aranha e foi leiloada por 3,6 milhões de dólares no calor do sucesso estrondoso do último filme do teioso.

Ainda assim, até antes dessa última venda, apenas quatro revistas antigas haviam sido vendidas por mais de 3 milhões: Amazing Fantasy 15, Action Comics 01, Detective Comics 27 (com a estreia do Batman, em 1939) e Captain America Comics 01 (1941), que traz a estreia do Capitão América e foi a mais recente adesão ao clube, tendo sido leiloada há poucos dias.

Com essa Superman 01 de 5,3 milhões de dólares, um novo recorde e um novo patamar (altíssimo) foi estabelecido.

O Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster e estreou na revista Action Comics 01, de junho de 1938, uma revista mensal que trazia histórias de vários personagens. O sucesso do homem de aço foi tão estrondoso que a editora DC Comics tomou a iniciativa (incomum para a época) de lançar uma revista especial solo do herói, nascendo a Superman 01, em 1939, com quatro histórias e periódicidade trimestral. Gradativamente, ela se tornou mensal também e Clark Kent seguiu publicado por ambas as revistas, algo que se mantém até os dias de hoje, mais de 80 anos depois.