spider-man mysterio giantO tabloide The Sun noticiou e o Deadline confirmou que o ator Jake Gyllenhaal está negociando com a Sony Pictures para viver o vilão Mistério na sequência de Homem-Aranha – De Volta ao Lar. E mais: Michael Keaton irá retornar como Adrian Toomes, o Abutre.

Jake Gyllenhaal não tem muito destaque em filmes de açãoO Príncipe da Pérsia não foi bem-sucedido – e quase chegou a viver o próprio Homem-Aranha quando uma série lesão nas costas quase afastou Toby Maguire de Homem-Aranha 2 lá atrás em 2004. Gyllenhaal também foi um dos finalistas ao papel do cavaleiro das trevas em Batman Begins, que terminou ficando com Christian Bale. Nos dias de hoje, porém, seu nome é novamente vinculado ao homem-morcego, quando insistentes informes apontam o ator como a provável escolha para uma versão um pouco mais jovem do personagem em The Batman, o filme solo que está sendo escrito por Matt Reeves, servindo como um tipo de substituto a Ben Affleck, que empunha a máscara e a capa atualmente.

Mas parece que o ator vai mesmo é para a Marvel

mysterio bruce-campbell
Mysterio.

Quanto a Mistério, nos quadrinhos, é Martin Beck, um ex-técnico de efeitos especiais de Hollywood que resolve usar suas habilidades em ilusão falseamento da realidade para crimes. Absolutamente inverossímil, o vilão terá que ser bastante adaptado para funcionar no cinema.

homecoming trailer vulture in the shadowsAlém disso, a Variety diz que Michael Keaton irá retornar como Adrian Toomes, o Abutre, oponente do primeiro filme. Isto é curioso, pois o arco de histórias do personagem já poderia ter sido encerrado. Na cena no meio dos créditos de De Volta ao Lar, vemos Toomes na cadeia e pressionado por um dos criminosos a quem vendeu armas alienígenas – Mac Gargan (que nas HQs é o Escorpião) – a fornecer a identidade secreta do escalador de paredes. Porém, Toomes nega saber tal informação e segue adiante com um sorriso enigmático.

O cinema pode tomar dois caminhos daí: um arco de redenção (em nome da família) ou assumir um papel (como o do Dr. Octopus ou de Norman Osborn, o Duende Verde) de líder de vilões, reunindo grupos para acabar com o Homem-Aranha.

Se for este último caso, ainda preferia ver uma abordagem correta de Norman Osborn nos cinemas.