joaquin-phoenix-jokerSegundo o Omega Underground, o filme do Coringa dirigido por Todd Phillips (de Se Beber Não Case), com produção de Martin Scorsese e estrelado por Joaquin Phoenix (de Ela) iniciará as filmagens em setembro próximo, o que aponta para um lançamento já em 2019.

Este filme do Coringa – não está claro se o título da obra será The Joker – será ambientado na Gotham City dos anos 1980 e mostrará a origem do vilão, emergindo o submundo do crime para se tornar o terrível palhaço deformado; não sendo, portanto, relacionado ao Universo DC dos Cinemas, que (até segunda ordem) mantém sua cronologia seguindo, apesar da má recepção de Liga da Justiça.

O site diz que as filmagens ocorrerão quase que exclusivamente na cidade de Nova York. Anteriormente, foi divulgado que o filme terá um orçamento pequeno, de US$ 50 milhões (mais ou menos na mesma faixa do primeiro Deadpool) e será parte de um novo selo cinematográfico da DC Films, que se chamará DC Black ou DC Dark, e será mais voltado a obras experimentais, de baixo orçamento e de personagens não tão conhecidos do público ou que não tenham à priori vocação para filmes próprios.

Por ser um filme de baixo orçamento e que não demandará grandes efeitos visuais, as gravações em setembro indicam que seu lançamento deverá mesmo ocorrer no ano que vem. A DC já tem dois filmes programados para 2019: Shazam! em fevereiro e Mulher-Maravilha 1984 em novembro;  sendo muito provável que The Joker (vamos presumir que este seja o título) chegue aos cinemas no final do verão (do hemisfério norte), ou seja, entre o fim de julho e o início de agosto.

Reiteramos que as notícias continuam a assegurar que, na linha cronológica do Universo DC nos Cinemas, o Coringa continua sendo Jared Leto e que este deverá aparecer em breve em um filme “seu” – que pode ser outro solo (!), uma sequência de Esquadrão Suicida, o já rumorizado The Joker vs Harley Quinn (Coringa versus Arlequina) ou mesmo sendo bem pouco provável, o The Batman. Vamos aguardar.

Por fim, a Warner espera que a interpretação de Joaquin Phoenix para o icônico personagem ganhe destaque na temporada de premiações do ano que vem, estando claramente disposta a investir em uma indicação ao Oscar para o ator. O Coringa tem “pé quente”: Jack Nicholson foi indicado pelo papel ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e era um dos favoritos, embora não tenha ganho; e Heath Ledger ganhou o Oscar na mesma categoria pelo papel em Batman – O Cavaleiro das Trevas. Phoenix, por sua vez, seria indicado por Melhor Ator, categoria que já concorreu por filmes como Johnny & June e O Mestre, já tendo sido indicado como Coadjuvante por O Gladiador e ao Globo de Ouro, também indicado como Melhor Ator por Ela.