infinity strange stark banner and wong
MARVEL’S AVENGERS: INFINITY WAR Benedict Cumberbatch as Doctor Strange, Robert Downey Jr. as Tony Stark/Iron Man, Mark Ruffalo as Dr. Bruce Banner/Hulk, and Benedict Wong as Wong

Em uma entrevista ao Cinema Blend, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige falou sobre a agenda do estúdio pós-Vingadores 4, com o que se chama de Fase 4, e confirmou que Doutor Estranho 2 irá acontecer. Após seu filme solo ter sido um sucesso em 2016, o mago vivido por Benedict Cumberbatch, fez breve aparição em Thor – Ragnarok, e é parte importante de Vingadores – Guerra Infinita; mas não há até agora informes concretos sobre uma segunda aventura solo.

O CB perguntou a Feige sobre como a Marvel pretende trabalhar à frente tendo que manter personagens famosos e desenvolver os novos:

Este é um dos motivos pelos quais estamos expandido para três filmes por ano, assim, podemos fazer sequências aos filmes que as pessoas gostaram, porque amamos fazer histórias contínuas de personagens que as pessoas gostaram, mas também continuar a fazer coisas que ninguém nunca ouviu falar, e as pessoas vão [dizer] “por que fazer isso?”. Isto é divertido. E foi disso que foi construída a Fase, que foi construída na Fase 2, que foi construída na Fase 3, é tendo isso… O que quer que anunciamos no próximo ano, dois, três, cinco anos, o que quer que anunciemos, estará cheio desse espírito, talvez as pessoas como você conhecerão quem eles são, mas a maior parte do mundo irá “por quê? Por que eles estão fazendo isso?”. Isto é animador.

De fato, desde o início, o Marvel Studios ficou uma parcela “menor” da Marvel Comics. Afinal, na esteira dos anos 1990, as propriedades mais famosas da editora eram Homem-Aranha, os X-Men, Hulk… Os Vingadores nunca foram populares ou conhecidos como a Liga da Justiça da DC Comics. Mas o Marvel Studios pegou o Homem de Ferro e fez um grande sucesso; trouxe o Hulk de volta em uma nova abordagem, e seguiu com Thor e Capitão América, todos personagens “secundários” (ou terciários no caso de HF e Thor) à vista do grande público. Mas os transformaram em grandes sucessos de cinema.

avengers 4 promo artDepois do arrasa-quarteirão dos Vingadores, o Marvel Studios continuou desbravando cantos obscuros da editora, com Guardiões da Galáxia, Homem-Formiga, Doutor Estranho, Pantera Negra e a Capitã Marvel vem aí. Pegar personagens pouco conhecidos e transformá-los em grandes sucessos é o que o estúdio faz melhor. E Kevin Feige irá continuar tentando: os Eternos vêm aí!

Mas como conciliar tudo isso com as franquias existentes?

{O que se faz?] Quando você tem, que é o que é agora, seis, sete franquias separadas? É parte do processo de agendamento. Algumas pessoas perguntam: “E aquele personagem? E aquele outro?”, eu vou “bem, é agendamento”; e eles insistem “do que está falando?”. Agendamento. Quantos anos entre os filmes você pode ter? Sabe, [Thor] Ragnarok foi quatro anos [depois de O Mundo Sombrio]. Foi quatro anos entre eles, certo? Ele teve uma aparição entre eles [Vingadores – Era de Ultron]. Então, aquilo parece ser ok. Às vezes, você quer em menos tempo. Às vezes, pode ser mais.

Às vezes, ficamos [pensando] quando esses personagens irão aparecer? [Doutor] Estranho, você sabe, quer façamos um outro [filme do] Estranho, e nós faremos, será um bom número de anos depois do primeiro Estranho, e ele ainda é uma grande parte de [Vingadores] Guerra Infinita. Então, é apenas um bom tipo de problema que você tem quando possui uma grande quantidade de personagens amados, que as pessoas querem ver mais deles. Desejamos manter nossa crença principal de que precisamos continuar explorando nuances e fazer tipos diferentes de coisas.

Então, essencialmente, o Marvel Studios manterá a estratégia de casar os filmes dos personagens principais com propriedades novas e desconhecidas. Mas se a Disney adquirir mesmo os X-Men e o Quarteto Fantástico e estes se somarem aos Vingadores tradicionais e às novidades que continuam chegando, como funcionará?