oasis 2009 standart photo
O Oasis em 2006.

Rock e futebol são caminhos que se cruzam. E mais ainda quando pensamos na Inglaterra. Ontem (11 de julho) a seleção britânica perdeu o jogo das Semifinais da Copa do Mundo FIFA de futebol para a Croácia. E como a torcida reagiu à derrota? Cantou Don’t look back in anger do Oasis!

A famosa canção da banda dos irmãos Liam e Noel Gallagher virou um hino de resignação entre os britânicos após o Atentado de Manchester, quando uma bomba explodiu na saída de um show da cantora Ariana Grande, naquela cidade, que por sinal, é a terra-natal do Oasis, no dia 22 de maio de 2017, matando 22 duas pessoas e ferindo 59. Numa das vigílias em reação ao caso, uma mulher foi filmada cantando a canção e sendo acompanhada pelos demais, elevando Don’t look back in anger a um novo patamar cívico. Outra canção do Oasis, Live forever, com sua temática otimista, virou um segundo hino da tragédia.

No jogo decisivo da Copa do Mundo de ontem, após a Croácia começar a partida perdendo foi capaz de empatar e levá-la para a Prorrogação, na qual virou o jogo e se classificou para a final do torneio, contra a França. Ao time inglês, resta a possibilidade de disputar o 3º lugar contra a Bélgica. A Inglaterra, apesar de ter criado o futebol moderno, ganhou o torneio uma única vez, em 1966. A Croácia conseguiu no máximo o 3ª lugar na Copa de 1998, mesmo torneio em que seu próximo rival, a França, foi campeã pela única vez.

O Oasis foi fundado em 1991 pelos irmãos Liam (vocal) e Noel Gallagher (guitarra, composições e vocal), junto a outros músicos, em Manchester, e chegou ao sucesso já com seu primeiro álbum, em 1994, que até hoje detém o recorde de álbum de estreia de maior vendagem na história britânica. Após atingir o auge com o disco (What’s the Story) Morning Glory?, de 1995, o grupo permaneceu a carreira, mudando de formações e mantendo a relevância até anunciar a separação em 2009, em meio a uma turnê europeia, causada pela ruptura definitiva entre os irmãos.

Noel Gallagher seguiu carreira solo com o Noel Gallagher’s High Flying Birds, enquanto Liam e o restante da última formação do Oasis montaram o Beady Eye, que lançou dois álbuns, em 2011 e 2013, e lançou seu primeiro álbum solo no fim do ano passado, com bastante sucesso.

Conheça a Discografia Completa do Oasis clicando aqui.