robert de niroCom a confirmação total da realização do filme solo do Coringa estrelado por Joaquin Phoenix esses dias (veja aqui), começam as especulações sobre seu conteúdo e abordagem. Segundo o Collider, o pai do Batman, Thomas Wayne, terá um papel importante no filme e o site aposta que este será o personagem de Robert De Niro, que está cotado para participar do longa, que tem produção executiva de seu constante colaborador, o diretor Martin Scorsese.

death-of-thomas-and-martha-wayne-earth-1-2
Martha e Thomas Wayne nos quadrinhos.

Nos quadrinhos, o pai do Batman, Thomas Wayne é um famoso médico em Gotham City, além de herdeiro da fortuna da família, pela qual também mantém a Wayne Enterprises, embora não a administre. O personagem apareceu recentemente no cinema, em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, vivido por Jeffrey Dean Morgan (de The Walking Dead).

Pelo o que se sabe até aqui, The Joker será situado na Gotham City dos anos 1980, focará na origem do Coringa – emergindo do crime organizado – e não deverá conter nenhum outro elemento “fantástico” da DC Comics, o que inclui o Batman. Isso mesmo, o cavaleiro das trevas – até segunda ordem – não estará no filme. Mas isso não quer dizer que o roteiro de Scott Silver e de Todd Phillip, que também dirige o longa, não se aproprie de elementos do universo do homem-morcego, o que inclui seu pai ou outros coadjuvantes.

joker-joaquin-phoenixExiste uma famosa história do Batman na qual o homem-morcego fica sabendo que quando seu pai ainda era vivo foi obrigado a salvar a vida de um jovem mafioso baleado, alguém que cresceria nos anos seguintes para se tornar o mais poderoso chefão do crime de Gotham City; e que sentia dever uma grande dívida a Thomas Wayne, que por sua vez, pensava apenas ter cumprido o Juramento de Hipócrates de salvar qualquer vida indistintamente.

Algo disso pode ser usado no cinema para criar um vínculo entre Thomas Wayne e a origem do Coringa, quem sabe até abrindo motivos para o assassinato – que na maior parte das versões é apenas um crime randômico – do médico, que vai resultar naquela história que todos conhecem.