john lennon imagine 1971
Capa de Imagine, de 1971.

O mais importante (e famoso) álbum da carreira solo do ex-membro dos Beatles, John Lennon, Imagine, de 1971, será relançado em um Box-Set com uma quantidade imensa de material inédito. Os tapes original foram retrabalhados pela viúva do músico, a artista plástica Yoko Ono e o engenheiro de som Paul Hicks, que comandou um processo intenso de remixagem e remasterização nos estúdios Abbey Road, em Londres. Entre as novidades, Imagine: The Ultimate Collection terá mixagens alternativas, out-takes, demos, documentários, entrevistas e muito mais.

John-Lennon imagine video
John Lennon no vídeo de Imagine.

Ono e Hicks passaram dois anos trabalhando em cima das fitas originais, gravadas no Ascot Studios, que nada mais era do que um estúdio caseiro que John Lennon montou em sua casa, em Ascot, no subúrbio de Londres. Imagine foi o único álbum do músico gravado lá, pois depois disso, ele emigrou para os Estados Unidos. Todas as gravações de instrumentos e vozes foram feitas lá, mas Lennon ainda foi ao Record Plant, em Nova York, para gravar as partes de orquestras.

Este material foi todo mexido, transferindo os masters das fitas magnéticas originais (em 8 canais) para o moderníssimo pacote de softwares de Abbey Road, que além de ter uma das salas com a melhor acústica do mundo, também é o estúdio mais avançado do planeta em termos de masterização e mixagem. Paul Hicks é o coordenador do setor.

John Lennon Imagine Lennon sing and piano record OML1-600x427
Lennon toca piano e canta nas gravações.

Imagine: The Ultimate Collection traz:

John Lennon Imagine Ultimate_Box_Set_3D-800x836CD 1: The Ultimate Mixes: O álbum Imagine e mais os singles lançados na mesma época (e que não estão no disco) – Power to the people, God saves the Oz e Happy Xmas (war is over) – em som 5.1 surround sound e stereo.

John Lennon Imagine quadrasonic tape
Fita de 8 polegadas com a mixagem quadrosônica. 

CD 2: The Quadrasonic Mixes: a reprodução da mixagem quadrosônica original de 1971. O som quadrosônico foi uma moda nos anos 1970 na qual os canais e faixas de som eram distribuídos em quatro saídas de som, num antepassado do surround sound dos home theaters de hoje.

CD 3: The Out-Takes: Uma coleção de gravações alternativas diferentes das finais, que trazem novas luzes sobre as faixas que compõem o disco, a participação dos músicos e o próprio processo de gravação. As faixas dos singles também estão incluídas.

John Lennon Imagine all band inthestudio-1200x394
Panorâmica da banda tocando nas gravações, com um técnico de filmagem no meio. A partir da esquerda: George Harrison, Rod Lynton, o técnico, Klaus Voorman, Alan White, John Lennon, Nick Hopkins e John Tout. 

CD 4: The Elements Mixes: Yoko Ono e Paul Hicks criam novas mixagens em cima das versões finais, ressaltando instrumentos e passagens que não podem ser apreciadas tão bem nas versões originais por causa dos vários instrumentos usados. Estas novas versões também estão em 5.1 stereo.

CD 5: The Raw Studio Mixes: Ono e Hicks recriam a exata mixagem que foi utilizada no estúdio no momento em que as canções estavam sendo gravadas, remontadas a partir das anotações dos técnicos e das fitas. A audição permite ao ouvinte perceber o som exatamente como ele foi ouvido dentro do estúdio por Lennon e os músicos no momento em que foi tocado.

JohnLennonImagine15
Lennon gravando a canção “Imagine” na capa do compacto da faixa.

Blue-ray 1 e 2: The Evolution Documentary: montagens que exploram como cada canção foi composta e gravada, explorando as multipistas das fitas originais e seu resultado final. O álbum compõe o disco 1 e os singles o disco 2.

CD 6: The Eliot Mintz Interviews: Uma coleção de entrevistas feitas pelo DJ de Los Angeles Eliot Mintz com Lennon e Ono sobre o disco e suas visões de mundo. Mintz se transformou em um grande amigo de Lennon e permaneceu como uma das pessoas mais próximas do compositor até sua morte, em 1980.

Todo esse material coleta 135 novas formas de ouvir, com 45 faixas em 5.1 surround sound, 10 faixas em quadrasônico, 61 faixas em estéreo, 17 faixas em mono e 2 easter eggs.

JohnLennonImagine14
John Lennon e seu piano branco: marca na história da música.

Além de tudo isso, o pacotão ainda pode ser acrescido de dois outros filmes: o longametragem Imagine, um filme experimental dirigido por Lennon e Ono mostrando muita abstração “cabeça” e pouca música, lançado em 1972; e Gimme Some Truth, que é um making-off das gravações do álbum, lançado em 2001.

Os Beatles anunciaram seu fim em abril de 1970, mas a carreira solo de John Lennon já havia começado antes, com o lançamento de alguns singles – Give peace a change, Cold turkey (ambos em 1969) e Instant karma! (o primeiro sucesso, em 1970) – e até de um álbum completo (Live Peace Toronto, uma apresentação ao vivo em um festival no Canadá, lançado em 1969). Mas seu primeiro álbum solo de estúdio foi Plastic Ono Band, de 1970, que trouxe um som sujo, cru e simples e não fez muito sucesso.

Em seguida, Lennon lançou Imagine, o álbum que fez um grande sucesso, puxado pela faixa-título, que é até hoje uma de suas faixas mais conhecidas.

John Lennon Imagine nick hopkins on piano OML3-600x427
Nick Hopkins toca um piano elétrico ao lado de Lennon nas gravações de Imagine. 

O álbum foi gravado com uma superbanda de grandes músicos: o próprio Lennon na guitarra e piano; o ex-companheiro de Beatles George Harrison, na guitarra solo; o pianista dos Rolling Stones, Nick Hopkins; o futuro baterista do Yes, Alan White; o velho amigo Klaus Voorman para o baixo; além de outras participações especiais, como os bateristas Jim Gordon (do Derek and the Dominos de Eric Clapton) e Jim Keltner, famoso baterista de Los Angeles e que tocaria em vários álbuns de Lennon no futuro; o famoso saxofonista King Curtis, que faleceu logo após as gravações; e vários outros. Para a produção, foi chamado o superstar Phil Spector, o excêntrico principal produtor musical dos EUA no início dos anos 1960.

John Lennon Imagine george harrison on guitar OML2-600x427
George Harrison, companheiro de Lennon nos Beatles, participou do álbum. 
john lennon iconic 1972 live photo
Lennon ao vivo em 1972.

Lennon lançou mais alguns álbuns, mas terminou assassinado por um fã com distúrbios mentais em frente à sua casa, em Nova York, em 08 de dezembro de 1980.

Saiba mais sobre o álbum Imagine de John Lennon neste velho post do HQRock.

Conheça a Discografia Completa de John Lennon neste Dossiê Especial do HQRock.