Um fã da Marvel percebeu algo que pode ser um grande easter egg dentro do Universo Marvel nos Cinemas. O usuário Captain Deadpool lançou sua teoria no Reddit criando um curioso vínculo entre a Capitã Marvel e uma frase dita em Capitão América – Guerra Civil no primeiro encontro entre o Homem de Ferro e o Homem-Aranha.

Na cena em questão, Tony Stark aparece de surpresa no apartamento de May Parker em Forest Hills, no Queens, em Nova York, sob a desculpa de oferecer ao seu sobrinho Peter uma bolsa de estudos. Quando Peter chega em casa, e vai conversar à sós com Stark, o Homem de Ferro lhe mostra vídeos do YouTube do Homem-Aranha em ação, em particular um em que o herói usando um uniforme caseiro impede um veículo de se chocar com um ônibus escolar. Perguntado se sabe algo sobre aquilo, Peter desconversa dizendo que o vídeo é falso; e é a resposta de Stark que é intrigante: “Ah, igual aos OVNIs sobre Phoenix?”.

No contexto do filme, isso não chamou muito a atenção. Os OVNIs de Phoenix correspondem ao mais famoso avistamento de pretensos “discos voadores” da história recente dos EUA, e talvez até do mundo. Em 13 de maio de 1997, em praticamente todo o estado do Arizona, foi possível avistar um fenômeno estranho, com um conjunto de luzes fortes brilhando no céu noturno e formando um grande “v” no céu, como se uma frota de discos voadores se organizasse.

Nunca foi bem explicado o que teria causado o fenômeno, conhecido também como Luzes sobre Phoenix, embora a força aérea dos EUA tenha tentado dizer que eram apenas sinalizadores lançados de um bombardeiro em teste.

O que o tal fã acha é que, no Universo Marvel nos Cinemas, as Luzes de Phoenix terão uma conexão direta com a Capitã Marvel. De fato, o filme da heroína, que estreia no ano que vem, se passa nos anos 1990. E o fenômeno bem poderia ser o resultado – na ficção – de sua batalha contra uma invasão dos alienígenas Skrulls.

Faz muito sentido e é bem possível que Kevin Feige, o mentor (e presidente) do Marvel Studios tenha plantado essa ideia discretamente lá atrás – Guerra Civil é de 2016 – como um easter egg proposital à Capitã Marvel.

E se for verdade, também implica que Tony Stark já conhece o caso da Capitã Marvel e de sua existência, algo que, aparentemente, os outros Vingadores não sabem.

Se for o caso – além dos parabéns ao fã, por ter sido tão esperto – será uma jogada de mestre da Marvel, ao aproveitar um fenômeno da vida real para reverti-lo de uma “explicação” baseada em seu universo ficcional.

Ah, e de quebra, seria a revelação do ano exato em que o filme se passa, já que esta informação ainda não foi divulgada oficialmente.

Com seu filme passado nos anos 1990, a Capitã Marvel retorna logo em seguida para uma participação em Vingadores 4, que sairá poucos meses depois. Por onde ela andou nesse intervalo de tempo é um mistério que só será revelado quando ambos chegarem aos cinemas.