avengers annihilation banner (fake)O site MCU Cosmic não é dos mais famosos, mas ultimamente vem arriscando vários rumores bem fortes. Veremos se se confirmam ou não, mas agora, eles publicaram que o título do misterioso Vingadores 4 será mesmo Avengers – Annihilation/ Vingadores – Aniquilação, algo que já tinham afirmado semanas atrás, e que o trailer será lançado já neste mês de novembro.

Bom, quanto ao trailer é a parte mais fácil: faltam apenas 6 meses para o lançamento do longa e tomando Vingadores – Guerra Infinita como parâmetro, o primeiro trailer deste foi lançado em dezembro do ano passado para uma estreia em maio. Como Vingadores 4 é ligeiramente mais antecipado, com estreia em abril, é muito possível que o trailer – um teaser curto para dizer a verdade – deve sair mesmo este mês.

Quer dizer, pode até ser um trailer mais extenso, no estilo do recentemente lançado Capitã Marvel, porque a maior parte das gravações de Vingadores 4 foram realizadas no ano passado, juntamente com Guerra Infinita, de modo que a longa pós-produção deve ter permitido a finalização já de várias cenas com efeitos especiais, garantindo possibilidades. Existem duas descrições de trailer rodando a internet, uma delas claramente falsa, e outra que pode ser verdadeira, e quem sabe, é o que veremos em breve.

Avengers-4-leaked-set-pictures-prove-time-travel-971641.jpgQuanto ao título… aí veremos. Não dá para dizer nem que sim nem que não.

Quando o título “vazou”, o ator Mark Ruffalo (Bruce Banner/ Hulk) foi na TV e brincou dizendo que todos já conheciam o título e o disse no ar, embora o programa tenha coberto sua boca com uma tarja preta. Na sequência, os diretores Joe e Anthony Russo, disseram de brincadeira, pelo Twitter, que ele estava “demitido”. Isso indica que ou o título é falso ou a Marvel resolveu entrar na brincadeira e fazer pouco caso do vazamento – e manter o mistério por mais tempo.

Caso o título Aniquilação seja falso, existem outras opções, que vão desde o inócuo Manopla do Infinito, passa pelo similar Desafio Infinito, ganha força com Guerra Secreta (faria uma trilogia com Guerra Civil e Guerra Infinita), e vai até outros como Invasão Secreta (pois os Skrulls aparecem em Capitã Marvel) ou Avengers Forever, uma famosa saga com viagens no tempo que é um dos temas possivelmente presentes no filme.

annilhus 2
O Aniquilador nos quadrinhos. 

Caso o título seja verdadeiro, a grande questão é se o vilão Aniquilador irá se unir ao filme. Annihilation é o nome de uma saga das HQs publicada em 2007 e 2008 na qual o Aniquilador ataca nosso universo com a intensão de destruí-lo: ele vem de um outro universo, ou outra dimensão, chamada Zona Negativa, onde é o líder absoluto. Para detê-lo a maioria dos heróis cósmicos da Marvel se une e dessa união nasce a versão contemporânea (e mais famosa) dos Guardiões da Galáxia, que além dos personagens dos filmes (Star-Lord, Gamora, Drax, Rocket, Groot, Mantis) também tem outros membros, como o Nova.

Thanos-vs-annihilus-e1434499831564
Thanos versus o Aniquilador. 

Existe naquela saga – e em outra história também – uma famosa batalha de Thanos contra o Aniquilador e esta seria uma possibilidade de trama: enquanto os Vingadores tentam descobrir como levar a vida com as enormes perdas causadas pelo “estalar de dedos” de Thanos de posse de todas as Joias do Infinito; e procuram, claro, um modo de se vingar do vilão; uma ameaça tão grande quanto surge, representada pelo Aniquilador, que – tal qual nas HQs – deve vir de uma outra dimensão (eu não diria da Zona Negativa, mas do Reino Quântico dos filmes do Homem-Formiga) disposto a dominar ou destruir nosso universo; tal ação irá perturbar o equilíbrio tão difícil conquistado por Thanos, que irá se opor ao Aniquilador; o que coloca aos Vingadores a complexa decisão de ou se aliar ao titã contra o novo inimigo ou ter que combater ambos. 

Tal trama combina com a vaga sinopse já revelada pela Marvel cuja a grande questão é “descobrir como nossa realidade é frágil e quão difícil é mantê-la”.

Porém, a Marvel já usou no passado o nome de algumas sagas sem que isso correspondesse literalmente ao que está nos quadrinhos. Guerra Infinita é o nome de um dos capítulos da Trilogia do Infinito e é relativamente próximo do que vimos no cinema, embora muito adaptado à realidade própria do MCU. Mas a essência está lá. Agora, Era de Ultron – que batizou o segundo filme dos Vingadores – herda apenas o título e o vilão de sua contraparte nas HQs. Nos quadrinhos, a saga mostra Ultron voltando para se vingar dos Vingadores após alguns anos desde sua última aparição, e simplesmente mantando a maioria dos heróis e dominando o mundo; o que obriga Tony Stark a viajar ao passado e guiar os Vingadores à vitória para que aquilo não aconteça. No filme, nada a ver: Stark e Banner criam Ultron a partir da Joia da Mente que está no cajado que Loki usou em seu ataque à Terra, e combinam isso com o JARVIS a mini-inteligência artificial que o Homem de Ferro usava para auxiliar no comando da armadura; mas Ultron se volta contra a humanidade e tenta criar um novo corpo para si, baseado em vibranium, mas a transferência de sua “mente” para o novo corpo é interrompida, o que cria uma terceira entidade, o Visão, que não é nem o JARVIS nem Ultron.

Em O Soldado Invernal, o filme é relativamente fiel à HQ, mas não aparecem o Caveira Vermelha nem Aleksander Lukin, os reais vilões da trama, substituídos no filme pela HIDRA.

annihilus vs fantastic four by john byrneQuer dizer, Vingadores 4 pode se chamar Aniquilação e não ter o Aniquilador como vilão.

Aquela possível premissa envolvendo o vilão tornaria complicada demais o uso de viagens no tempo que as filmagens e muitos rumores parece sugerir que estarão no filme. Neste caso, Vingadores 4 poderia se aproveitar da premissa de Era de Ultron (a HQ, não o filme) de Stark voltar no passado e liderar os Vingadores para derrotarem Thanos no presente.