Em entrevista à revista Empire, os diretores Joe e Anthony Russo falaram sobre Vingadores – Ultimato, o capítulo final da saga dos Vingadores e do Universo Marvel dos Cinemas em sua etapa atual. E avisam: é possível que o longa tenha 3 horas de duração!

É Joe Russo quem diz:

Há uma grande probabilidade de que esse movie feche em torno das três horas [de duração]. É um grande filme, com um monte de história.

Normalmente, os filmes blockbusters costumam ter entre 2h e 2h20 de duração, o que a indústria cinematográfica já acha demais, pois um filme dramático tradicional tem apenas em torno de 1h30. Filmes longos são um risco aos negócios, pois mais minutos significam menos sessões de cinema durante um dia, e quantas mais sessões, mais possibilidade de gerar dinheiro.

Porém, ocasionalmente, em eventos muito especiais, Hollywood se permite a estravagança de um filme de 180 minutos, e o fechamento de 10 anos de histórias do Marvel Studios com certeza é algo que justifica isso. E embora um filme tão longo costume afastar os espectadores, os Vingadores já criaram uma bagagem forte o suficiente para contornar isso com sucesso.

Solicitados a entregar alguma coisa sobre o filme, a dupla de irmãos se negou, dizendo que entregaram o título e o trailer, mas não irão dar nenhuma pista sobre o que a história é ou qual o tom do filme.

Puxa!

Mas ainda assim, Anthony Russo disse:

Esses são personagens e uma história seguindo adiante num lugar onde Guerra Infinita aconteceu. O universo inteiro experimentou o mesmo destino e teve que passar junto por esta experiência.

Isto é algo.

E como estará Thanos, o grande vilão? Joe diz:

Ele teve sucesso nas coisas que se programou para fazer. Ele acabou. Ele fez. Está aposentado.

Isso significa que Thanos não é o vilão do filme?

Não exatamente, mas é algo sobre o qual é possível especular: são os Vingadores quem irão atrás de Thanos em Endgame (o título em inglês, bem melhor do que Ultimato). O “titã louco” estará em seu planeta fazenda, vivendo sozinho e desfrutando a sensação de missão cumprida.

Mas também abre possibilidades – já aventadas há muito tempo – de que o portador da Manopla do Infinito (que foi destruída, diga-se de passagem) não será a única ameaça do longa. Mas quem é essa outra ameaça só nos resta especular mesmo.

Kang, o Conquistador.

Os irmãos Russo podem ser ousados e trazer um grande vilão dos Vingadores para fazer sua estreia no cinema, como o tão falado Aniquilador, embora eu apostaria muito mais num arqui-inimigo mais tradicional da equipe, como Kang, o conquistador, que é alguém capaz de viajar no tempo e, com isso, estaria muito mais adequado aos tão insistentes rumores de que haverá viagens no tempo no longa.

E se os heróis vão viajar mesmo no tempo, não é descartada a possibilidade de, meio como homenagem aos 10 anos, o time terminar enfrentando novamente alguns de seus oponentes célebres, como Loki ou Ultron.