Darth Vader: De volta ao cinema!

Um dos grandes mistérios de Star Wars finalmente veio à tona: quem é o pai de Anakin Skywalker ou Darth Vader? A informação foi divulgada agora, no lançamento de uma nova HQ da saga, publicada pela Marvel Comics. Então, quer saber quem é o avô de Luke Skywalker e Leia Organa?

Antes de mais nada, claro, não custa informar que tudo isto é spoiler! Portanto, só siga adiante se não se incomoda em saber informações sobre a saga antes de ler os quadrinhos ou assistir os filmes.

A Marvel Comics publica a revista mensal Darth Vader, e o número 25 da coleção – escrito por Charles Soule e desenhada por Giuseppe Camuncoli – mostra detalhes da concepção de Anakin Skywalker, o Mestre Jedi que se tornou o maligno e poderoso Darth Vader, um dos mais poderosos Lordes Sombrios de Sith.

Obi-Wan, RD-D2, Anakin e Qui-Gon.

Antes um parêntese: no filme Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma, de 1999, que conta o início da saga, o Mestre Jedi Qui-Gon Jin encontra o jovem Anakin Skywalker, aos 10 anos de idade, ao lado de sua mãe, Shmi, vivendo como escravos no isolado e sem lei planeta Tatooine. Identificando que a Força era muito forte no rapaz, Qui-Gon pergunta a Shmi sobre o pai do rapaz, e ela responde que não houve pai, que ela simplesmente apareceu grávida. Um claro adendo poderoso às referências religiosas da saga Star Wars.

Obi-Wan versus Anakin.

Embora tal situação enseje a lenda de que Anakin Skywlaker é O Escolhido, aquele destinado a trazer equilíbrio à Força, algo que é referendado em cada um dos filmes da Trilogia Prelúdio de Star Wars, em termos narrativos, o elemento da gestação espontânea não é mais retomado em momento algum da saga cinematográfica.

A revista de Soule e Camuncoli revela que a gestação de Anakin é fruto de um plano dos Sith – os Jedi sensitivos à Força que aderem ao Lado Sombrio da Força e acessam poderes distintos – para gerar o mais poderoso Jedi/Sith de todos os tempos. A estratégia é desenvolvida por Darth Plagueis e seu aprendiz, Darth Sidious.

A história de Plagueis é narrada brevemente em Star Wars – Episódio III – A Vingança de Sith, de 2005, quando o Senador Palpatine (que se transformará no Imperador após o golpe que leva ao fim da República Galáctica) diz a Anakin que Plagueis era um sábio Lorde Sith que descobriu não apenas como driblar a morte usando a Força, mas a criar a própria vida por meio dela. Depois, acrescenta que o mestre foi morto por seu aprendiz enquanto dormia.

Na HQ, Darth Sidious, que é o próprio Palpatine, aparece como uma projeção da Força para Shmi Skywalker e manipula a Força para que a mulher gere um bebê.

Assim, de modo indireto, Cheet Palpatine – o futuro Imperador – é o pai de Anakin Skywalker, que termina se tornando seu aprendiz e deixa de ser um Jedi para virar um poderoso Sith chamado Darth Vader, o braço forte do Império e o grande vilão da Trilogia Clássica de Star Wars, lutando contra aquele que, depois, descobre ser seu filho: Luke Skywalker.

A revista Darth Vader é, pelo menos por enquanto, canônica, o que significa dizer que a LucasFilm (e a Marvel Comics) estão oficializando a história.

Darth Vader e o Imperador podem aparecer em flashbacks?

Todavia, o fato de Palpatine ser diretamente responsável pelo nascimento de Anakin Skywalker não é uma novidade. Tal informação estava no roteiro original que George Lucas escreveu para A Vingança de Sith, embora isto não apareça na edição final do longametragem. Mas o livro oficial que romanceou o filme, lançado na mesma época, trazia o episódio. Desse modo, os fãs mais especializados de Star Wars já sabiam disso.

De qualquer modo, Darth Vader 25 é importante porque oficializa no cânone tal vinculação ainda mais íntima entre o Imperador Palpatine e seu aprendiz Darth Vader e torna ainda mais dramática a conclusão da saga clássica.

Em Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi, de 1983, Luke Skywalker se deixa capturar pelas forças imperiais e é levado ao seu pai, Darth Vader. O jovem Jedi tem um plano de trazer o pai para o Lado Luminoso da Força e abandonar a vilania, pois sentiu “que ainda existia bondade nele”. Mas Vader segue o plano do Imperador e o leva até sua presença para que Luke sucumba à raiva e mate o próprio pai em combate, o que o levaria a irremediavelmente trilhar os caminhos do Lado Sombrio e se tornar um Sith. Enfim, Palpatine esperava capturar o espírito de Luke tal qual fez no passado com Anakin. Mas Luke não se deixa levar e após vencer Vader em combate de sabre de luz se nega a matá-lo.

Atacado pelo Imperador, que é capaz de soltar raios de energia, Luke termina sendo salvo pelo pai: ao ver o filho sendo morto, Vader mata Palpatine ao jogá-lo no fosso do núcleo de energia da Estrela da Morte, a estação orbital em que estão.

Com a oficialização da história originalmente criada por George Lucas, a cena se transforma em Vader matando o próprio pai.

Para além da HQ, esta história vir à tona justo agora já levanta suspeitas de que tal trama terá algum tipo de reverberação em Star Wars – Episódio IX, o filme que pretende encerrar a saga principal de Star Wars e a Nova Trilogia. Já surgiram rumores de que o ator Matt Smith faria uma versão jovem de Palpatine.

De qualquer modo, capítulos finais de trilogias têm a tendência de resolverem pontas soltas e isso pode mesmo acontecer.

E é interessante pensar que a Trilogia Prelúdio, os últimos filmes que Lucas trabalhou, trouxe uma série de conceitos que incomodaram os fãs ao ponto de que era considerada meio renegada no cânone. Mas desde que a The Walt Disney Company comprou a LucasFilm, os elementos daqueles filmes voltaram a aparecer sem pudor dentro do novo cânone estabelecido, seja por meio dos desenhos animados (The Clone Wars e Rebels), seja por livros e quadrinhos.

Nos filmes, até agora, tudo o que temos é que em Star Wars – Os Últimos Jedi (o Episódio VIII), de 2017, Luke Skywalker conta para Rey que Darth Sidous fez seu pai cair para o Lado Sombrio da Força. Esta foi a primeira vez que o nome de Sidious foi citado fora da Trilogia Prelúdio, pois também não apareceu na Trilogia Clássica, tendo sido criado apenas nos livros.

No Episódio IX, Luke Skywalker estará presente como um Fantasma da Força e isso pode ter grandes implicações em relação ao passado de Star Wars. Afinal, existe tempo onde o Mestre Jedi está?