Eduardo e Mônica, filme que adapta a canção homônima da banda brasileira de rock Legião Urbana, ganhou sua data de estreia: o longa dirigido por René Sampaio chega aos cinemas nacionais em 19 de setembro de 2019. Para comemorar, algumas imagens também foram divulgadas.

René Sampaio já dirigiu outro longa baseado numa canção da Legião Urbana: Faroeste Caboclo – O Filme, foi lançado em 2015, e que fez um grande sucesso.

Eduardo e Mônica é produzido pela Páris Filmes e estrelado por Gabriel Leone e Alice Braga e conta com elenco que traz Otávio Augusto, Juliana Carneiro da Cunha e Victor Lamoglia.

Eduardo e Mônica, a canção, é uma balada folk escrita por Renato Russo e gravada pela Legião Urbana no álbum Dois, de 1986, o segundo lançado pelo grupo. A longa letra narra a história de amor da dupla só título, que se apaixona “mesmo com tudo diferente” e sem terem personalidades compatíveis. A faixa foi um grande sucesso radiofônico e é uma das mais queridas do repertório da banda.

A Legião Urbana foi fundada por Renato Russo (vocais, violões e teclados) em Brasília, em 1982, e contava com Dado Villa-Lobos (guitarras) e Marcelo Bonfá (bateria). Estreando em disco em 1985, a banda logo se tornou a mais importante do rock nacional e um fenômeno de popularidade, com Russo assumindo o posto de um dos maiores poetas de sua geração e uma figura algo messiânica.

A Legião Urbana lançou 8 álbuns oficiais e acabou em 1996, com a morte de Renato Russo, vítima de uma crise depressiva combinada aos efeitos do vírus HIV.

Hoje, os dois ex-membros, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, brigam na Justiça contra o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, por vários motivos relacionados ao uso e controle da marca da banda. Manfredini é o gestor da Legião Urbana Produções Artísticas.