A página oficial dos Guardiões da Galáxia no Facebook noticiou a morte de Oreo, o guaxinim que serviu de modelo para o personagem Rocket dos filmes do grupo espacial da Marvel. O animal tinha 10 anos e morreu de uma grave doença não revelada.

O animalzinho vivia na Inglaterra com sua dona, Sallie Rainbow, e foi usado como referência visual para a criação digital (em CGI) de Rocket, que nos filmes é um guaxinim alienígena falante e super inteligente. Oreo ficou famoso quando o diretor de Guardiões da Galáxia, James Gunn, foi à estreia do filme em Hollywood, com o bichinho a tiracolo.

Oreo trabalhou nos dois Guardiões da Galáxia e também em Vingadores – Guerra Infinita e no ainda inédito Vingadores – Ultimato.

A produção usou a aparência e os movimentos de Oreo para criar o personagem, inclusive, com o bichinho sendo gravado junto com os atores em algumas cenas. Os movimentos de Rocket eram uma combinação de Oreo, de Sean Gunn (o ator que usava no set uma roupa de captação de movimentos e interagia com os outros atores) e de Bradley Cooper, o ator que também lhe deu voz.

Sim, o mesmo Bradley Cooper que estrelou (ao lado de Lady Gaga) e dirigiu Nasce Uma Estrela, que está concorrendo ao Oscar.

Nos filmes, Rocket foi o único Membro dos Guardiões da Galáxia, ao lado de Nebula, que sobreviveu ao estalar de dedos de Thanos. E aparece junto dos Vingadores no trailer de Ultimato.

Não se sabe qual será o destino dele e da equipe após este filme. Seria produzido um Guardiões da Galáxia Vol. 3 para o ano que vem, mas a demissão de James Gunn deixou a produção em estado indeterminado de espera. Embora, estes dias, o ator Chris Pratt afirmou que o filme vai acontecer e que o roteiro que Gunn escreveu para o longa será usado.