A People divulgou uma história curiosa: dentre uma pequena coleção de discos doados para a British Heart Foundation, organização filantrópica que financia pesquisas na área do coração, no Reino Unido, foi encontrada uma raríssima gravação dos Beatles! O item irá a leilão, para juntar fundos à organização, e é esperado que atinja 20 mil libras esterlinas.

Trata-se de um disquinho de sete polegadas, um compacto, com as inscrições “Demonstration Record” e “Not For Sale”, trazendo a canção Love me do em uma mixagem diferente da que chegou às lojas. Segundo a People, trata-se de um exemplar das 250 cópias do disquinho que o selo Parlophone (pertencente à EMI Records) imprimiu para distribuir entre as rádios da Inglaterra e promover aqueles que eram seus novos artistas, os Beatles, em algum momento do fim do verão de 1962.

Love me do seria a primeira canção dos Beatles a ser lançada, como um compacto, em 05 de outubro de 1962, e chegou ao 17° lugar das paradas, o que era um feito e tanto para uma estreia, ainda mais de um grupo que compunha o próprio material, por meio de John Lennon e Paul McCartney.

Depois dessa canção demoraria 5 anos para que um compacto dos Beatles não estreasse já no 1° lugar das paradas do Reino Unido.

Love me do também seria lançada dentro do álbum Please Please Me em 1963, mas numa versão diferente da do compacto, com uma sonoridade ligeiramente mais robusta. Seria esta versão que sairia nos EUA naquele mesmo ano, mas foi completamente ignorada nas paradas.

Love me do seria relançada nos EUA logo quando o grupo começou a fazer sucesso por lá, em janeiro de 1964, e chegaria ao 1° lugar das paradas em maio daquele ano.

A versão que foi encontrada, mixada para tocar na rádio e aquecer o público para o lançamento do single propriamente dito é uma terceira versão e nunca foi lançada comercialmente.

O disco promocional de Love me do foi doado por um anônimo, juntamente a uma coleção de 25 discos, em Midhust, em West Sussex, na Inglaterra.

Não há uma data para o leilão do disquinho, mas a BHF realiza seus leilões semanalmente no eBay.

Saiba mais sobre a gravação de Love me do neste post do HQRock sobre o primeiro álbum dos Beatles.

Conheça a Discografia Completa dos Beatles neste Dossiê do HQRock.