Recentemente, causou algum sensação no mundo dos quadrinhos a notícia de que o célebre escritor Tom King iria encurtar sua temporada na revista Batman da DC Comics. Inicialmente prevista para durar 100 edições, o escritor produzirá apenas até o número 85, a ser publicado em dezembro próximo. Mas então, o premiado escriba não irá abandonar Gotham City totalmente: foi anunciado pela editora que ele irá produzir uma maxissérie de 12 capítulos com o cavaleiro das trevas ao lado da Mulher-Gato.

O último arco de Tom King em Batman será City of Bane, que começa a ser publicado em julho em Batman 75 (que será uma edição especial, para celebrar os 80 anos de publicação do cavaleiro das trevas e o autor garante que surpreenderá os leitores e mudará o personagem para sempre) e seguirá até a edição 85, em dezembro, começando com o desenhista Tony S. Daniel e seguido por Mikel Janín e Clay Mann. Segundo o próprio King, a trama irá focar em Bane dando seu “golpe final” no homem-morcego, levando Bruce Wayne ao fundo do poço e obrigando-o a se reerguer para salvar sua cidade.

Segundo o anúncio oficial, Batman/ Catwoman terá 12 edições publicadas a partir de janeiro de 2020 e será escrita por King, com o desenhista Clay Mann. O próprio escritor descreve o que a maxissérie será:

Batman e Mulher-Gato é a chance de fazer o que [Grant] Morrison e [Frank] Quietly fizeram em [na revista] Batman e Robin: lançar uma nova série ambiciosa, acessível, bonita e intrigante que irá concluir anos de histórias e definir o que Batman é, pode e será. É sobre isso que a revista trata e o que são as melhores HQs do Batman sempre foram: como nosso maior herói transforma medo em bravura, dor em esperança, trauma em amor. É a história que eu sempre quis contar, e a estou contando ao lado do cara que considero o maior artista nos quadrinhos, meu irmão, Clay Mann.

Claramente, é uma estratégia da DC Comics para deixar King terminar sua “grande história” com o personagem ao mesmo tempo em que abre o espaço para outra abordagem em Batman com outro escritor. Inclusive, a revista – que está sendo publicada quinzenalmente nos dias atuais – irá retornar à periodicidade mensal em janeiro de 2020 para o início da nova fase.

Batman/ Catwoman irá mostrar Batman e Mulher-Gato se reconectando após os dois quase casarem nas histórias escritas por King. Mas não há detalhes da trama.

Tom King é graduado em Filosofia pela Columbia University, cresceu no sul da Califórnia e trabalhou para a CIA no combate ao terrorismo na área de contrainteligência. Na Marvel Comics escreveu a célebre série do Visão, pelo qual foi aclamado, em 2016, antes de se transferir para a DC Comics onde usou seu background no serviço secreto para a série Grayson (que mostrava Dick Greyson, o Robin e Asa Noturna, deixando de ser um vigilante para se tornar um espião) e Senhor Milagre, pela qual ganhou um Eisner Award. Sua longa temporada no Batman trouxe uma abordagem nova e ousada ao personagem em arcos como Eu Sou Gotham, Suicida e Noiva ou Ladra, na qual Batman e Mulher-Gato quase se casam.