Essa sim é uma notícia inesperada! Segundo o produtor Simon Kinberg, as alardeadas refilmagens de Os Novos Mutantes irão mesmo acontecer e serão comandadas pelo Marvel Studios! Há pouco, com a compra da 20th Century Fox pela The Walt Disney Company – dona da Marvel – já se considerava o filme morto, mas a nova empresa não apenas lhe deu uma data de lançamento como irá tocar as novas gravações.

Kinberg, que é hoje o principal produtor da (agora defunta) franquia dos X-Men na Fox (e é o roteirista e diretor de X-Men – Fênix Negra), disse ao Digital Spy ao ser perguntado por novidades sobre Os Novos Mutantes:

Está acontecendo e vamos fazer as refilmagens este ano naquele filme, que tem uma nova data de lançamento pela Disney. É isso. Parte do processo é descobrir o que as refilmagens serão, as mudanças; e a outra parte é conseguir juntar o elenco.

Para todos esses filmes, a Marvel é realmente brilhante em agendar mudanças em seus orçamentos e na agenda [de filmagens] e é tudo bem preparado, e nós [da Fox] nunca fomos espertos dessa forma. Para a gente, sempre foi tentar ter esses atores de volta juntos, então, colocá-los juntos no mesmo lugar ao mesmo tempo.

A fala é surpreendente, porque, em primeiro lugar, muitos chegaram a supor que Os Novos Mutantes nem seria mais lançado nos cinemas depois da compra da Fox, sendo direcionado discretamente para o streaming, via Disney+. Mas a Casa do Rato colocou o filme em seu cronograma de estreias nos próximos anos. Mas daí, todos pensaram que a Marvel iria simplesmente lançar o longa como ele está. Afinal, para quê investir em um produto que não irão desenvolver, já que a ideia é o Marvel Studios fazer um reboot total da franquia dos mutantes e colocá-los novos em folha em meio ao mundo que já tem os Vingadores.

Bom, seja lá por qual motivo, a Marvel irá comandar as refilmagens de Os Novos Mutantes.

Isso também abre outra consideração: a estreia de Os Novos Mutantes já foi adiada umas três vezes e os motivos eram a necessidade de uma refilmagem para mudar o tom do filme. Já faz tanto tempo que tudo aconteceu que todos pensavam que as tais refilmagens já havia sido feitas, pois o longa estava previsto para estrear este ano. Até que a atriz Maisie Williams (de Games of Thrones) vir a público dizer que nunca tinha feito essas regravações.

Bom, a Marvel irá fazê-las para que o longa chegue aos cinemas no ano que vem.

Não é claro, por fim, o que são essas refilmagens. As notícias são confusas, com alguns dizendo que o filme tinha o clima de terror forte demais e o estúdio (a Fox) queria amenizar o tom; e também justamente o contrário, de que o longa era ameno e se queria dar mais peso. Por mais de uma vez, chegou-se a dizer que o diretor Josh Bone seria afastado da produção.

Nos quadrinhos, os Novos Mutantes são uma equipe de adolescentes que passam a ser treinados pelo professor Charles Xavier quando este pensa que os X-Men morreram em uma missão. Daí, passa a treiná-los no uso de suas habilidades mutantes, fazendo sua Escola para Jovens Superdotados realmente funcionar como uma escola.

No filme, aparentemente, toda essa abordagem é ignorada. O que foi anunciado sobre a trama é que os jovens estão presos em um tipo de instalação secreta (do governo?). O trailer lançado – ainda em 2017!!!! – dava a entender que experimentos científicos são realizados lá. Seria uma obra de terror psicológico, algo fora dos padrões dos filmes de super-heróis.

Mas quase nada disso é garantido chegar aos cinemas com as mudanças que virão.

Os Novos Mutantes chega aos cinemas em 03 de abril de 2020.