A novela continua. Hoje, mais cedo, notificamos que iriam ocorrer testes de elenco e figurino para The Batman, envolvendo Robert Pattinson e Nicholas Hoult, baseados no The Wrap (e depois, no The Hollywood Reporter). Enquanto o THR é cauteloso e diz que Pattinson é o favorito do diretor Matt Reeves (e não afirma categoricamente que o papel já é dele), a Variety retoma o alarde que deu alguns dias atrás de que, sim, Pattinson é o novo homem-morcego. Toda a imprensa está seguindo a Variety.

À esta altura, outros veículos sérios, como a Forbes, também já estão dando a informação como certa, até porque a Variety – que é uma revista muito séria nesse quesito – usou a expressão “é oficial”, deixando implícito que tem informação privilegiadas de dentro da Warner Bros.

Se é o caso, então, Robert Pattinson é o novo Batman.

E para dar mais tempero, a Forbes acrescenta que haverá três vilões (Pinguim, Charada e Mulher-Gato), o Comissário Gordon e o Robin (sim, isso mesmo).

A Forbes também costuma ser séria, mas tem menos “penetração” no reino dos “furos” cinematográficos, pois seu foco é o escopo de negócios do ramo. Porém, não pode ser ignorada, ainda que suas afirmações sejam estranhas.

É certo que The Batman terá vários vilões, mas a quantidade deles oscila entre 3, 4 e 6. Podemos dar Pinguim e Mulher-Gato como certos, e o Charada está quase no mesmo nível de certeza. Eu apostaria em mais alguns menores, não óbvios, inclusive, vilãs como Hera Venenosa ou Lady Shiva, que trariam mais diversidade. E falando nisso, todos esses personagens são brancos nos quadrinhos, então, pode apostar num Charada negro se não houver outro desses oponentes afrodescendentes.

Mas daí a pensar em um Robin nesse filme… Hum… Sei não.

Eu não contaria com isso! O Robin é um elemento sensível no universo do Batman, então, tem que ser usado com muito cuidado.

O Robin – e suas variações (Asa Noturna, Capuz Vermelho, Red Robin, Saltadora…) – cairia bem no contexto do Batman de Ben Affleck, pois este era representado como um Bruce Wayne de 45 anos de idade, que combatia o crime há 20 anos! Então, a ideia de um parceiro, um aprendiz, um padwan, casaria perfeitamente. Um Robin morto pelo Coringa? Perfeito! (Isso realmente aconteceu naquela realidade, como uma cena de Batman vs Superman – A Origem da Justiça deixa claro).

Porém, um Batman de Robert Pattinson terá apenas 28 ou 32 anos, estará no início de sua carreira ao crime, e introduzir um parceiro mirim (jovem, que seja) desvia a atenção do público.

Matt Reeves vem falando em explorar a faceta detetive do Batman, um recurso que requer tempo de tela e não creio que o diretor irá dividir esse tempo com um Robin.

A menos que o personagem precise de um aprendiz para quem explicar o que está descobrindo, fazendo o Sidekick assumir o papel da plateia e acompanhar o raciocínio do protagonista.

Quem sabe?

The Batman tem estreia prevista para 25 de junho de 2021 e as filmagens devem começar no fim deste ano ou no início do próximo.