Ben Affleck como Bruce Wayne.

The Batman, a nova aventura solo do cavaleiro das trevas da DC Comics, será gravado no ano que vem sob a direção de Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson, na pele de um jovem Bruce Wayne em início de carreira. Mas antes disso, o projeto seria um filme totalmente diferente, mostrando o cruzado embuçado maduro vivido por Ben Affleck em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça e Liga da Justiça. Inclusive, Affleck iria estrelar e dirigir o filme, também escrevendo o roteiro com o quadrinhista Geoff Johns (então, presidente da DC Films), antes do astro desistir de comandar o filme e, depois, de protagonizá-lo, muito provavelmente, por ceder à pressão de tantas atividades em um longa tão esperado, junto com seus problemas pessoais – o vício em álcool que o levou a se internar em uma clínica de reabilitação – além de que parte da crítica (aparentemente sem sentido) ter encontrado nele um bode expiratório para o fracasso de Liga da Justiça. (E sempre insistimos: essa culpa é da Warner, que não mudou a data de lançamento e pôs um filme inacabado [!!!!!] nos cinemas do mundo todo para demolir sua propriedade mais valiosa [!!!!]).

Muito se falou sobre o que seria o The Batman de Ben Affleck, e enquanto o ator-diretor (ganhador de dois Oscars – um de roteiro por Gênio Indomável [ao lado de Matt Demon] e outro de Melhor Filme por Argo, que dirigiu) jamais falou claramente sobre do que o longa se tratava muitas especulações correram sobre a história. Um dos rumores da época era de que o filme iria, de algum modo, se basear na história Asilo de Arkham, uma grande (a assustadora) graphic novel escrita por Grant Morrison em 1989, que foi adaptada de modo mais leve (porém, igualmente competente) como a famosa trilogia de videogames do personagem, Arkham Knight, que fez muito sucesso.

E os rumores estavam certos! Pelo menos é o que garante Robert Richardson, o diretor de fotografia que iria filmá-lo ao lado de Ben Affleck. Numa participação no Happy Sad Confused Podcast, o cinegrafista disse:

Eu queria filmar Batman com Ben [Affleck] porque era o próximo filme que tínhamos. Havia um roteiro, mas [ele] não estava satisfeito. Havia um monte de trabalho que ele estava fazendo para mudá-lo. Ele estava indo mais ao aspecto da insanidade… Estava entrando mais no [Asilo de] Arkham, indo onde todo mundo era mal.

Um dos participantes, então, comenta que o Asilo de Arkham praticamente não apareceu nos filmes atuais da DC Comics e Richardson complementou:

Não, e era onde estávamos indo. Eu estava muito interessado neste filme.

A fala do cinegrafista intui um filme bastante sombrio e, provavelmente, era essa a pegada que Ben Affleck queria imprimir ao personagem, desenvolvendo a abordagem ousada de Batman vs. Superman, que terminou diluída pelo material meio híbrido e sem definição de Liga da Justiça.

Além disso, estava confirmada, então, a participação do vilão Exterminador (Deathstroke), vivido por Joe Manganiello – que inclusive chegou a aparecer brevemente no papel, na cena pós-créditos de Liga da Justiça.

No fim das contas, quando Ben Affleck confirmou no ano passado que não iria mais interpretar o Batman, cujo filme solo já havia sido assumido meses antes por Matt Reeves, o diretor-ator terminou revelando que nunca conseguiu finalizar o roteiro de The Batman ou chegar a um ponto que o deixasse satisfeito.

Tendo em vista a excelente cinegrafia de Affleck como diretor, com certeza, seu The Batman seria ousado e sombrio, um filme interessantíssimo caso fosse filmado. Nos resta esperar que a dupla Reeves e Pattinson entreguem um produto excelente.

O The Batman de Reeves irá num caminho totalmente diferente: mostrará Bruce Wayne mais ou menos aos 30 anos de idade, no início de sua carreira no combate ao crime, numa trama que promete explorar o lado detetivesco do cavaleiro das trevas e com uma abordagem noir. Os rumores dizem que a história mostrará o homem-morcego investigando um crime que o levará a mergulhar no submundo de Gotham City. Boatos colocam seis vilões no filme: Pinguim, Mulher-Gato, Duas Caras, Charada, Chapeleiro Louco e Vagalume é a lista mais repetida.

As filmagens iniciam no começo do ano que vem e a estreia de The Batman é esperada para 25 de junho de 2021.