Segundo o Bleeding Cool, o Marvel Studios (através de sua divisão de televisão, que não se chama mais Marvel TV, mas Marvel TV Studios) está desenvolvendo uma série baseada na história Invasão Secreta, uma das principais aventuras dos Vingadores na primeira década do século XX. Na trama, a Terra é invadida (secretamente) pelos alienígenas Skrulls que tomaram o lugar de várias pessoas importantes.

Invasão Secreta: em quem confiar?

O BC é um site que já teve um ótimo histórico de acertos nos furos sobre filmes de quadrinhos, mas há alguns anos perdeu grande parte de sua força para outros mais ricos – como Variety, Hollywood Reporter e Deadline (que se beneficiam da infraestrutura da cobertura a Hollywood) – ou mais jovens, como o We Got This Covered. Mas de qualquer modo, é um site de respaldo e seu rumor deve ser considerado, ainda que com um pé atrás.

Segundo o site, a série estaria em desenvolvimento e seria uma forma de desenvolver um tema – os Skrulls – que foram introduzidos no cinema em Capitã Marvel e também com uma participação especial em Homem-Aranha – Longe de Casa.

Os Novos Vingadores: fugitivos da lei.

Nos quadrinhos, Invasão Secreta foi escrita por Brian Michael Bendis e e desenhada por Leinil Francis Yu, publicada em 7 edições entre 2007 e 2008. Na trama – que se passa após os eventos da versão em papel de Guerra Civil – os Vingadores estão divididos em dois grupos: um que apoia a Lei de Registro de Superseres, defendida pelo Homem de Ferro, os chamados Legalistas (que incluem a Capitã Marvel, Viúva Negra e Hank Pym/ Jaqueta Amarela); e os que se opuseram à lei, os fora da lei, que foram liderados pelo Capitão América (que morreu no fim de Guerra Civil – e como é comum nas HQs retornou são e salvo alguns anos depois) e uniam nomes como Luke Cage, Homem-Aranha e Wolverine. Os grupos eram chamados nas revistas de Poderosos Vingadores e Novos Vingadores, respectivamente.

Skrulls infiltrados entre os super-heróis…

O start da história se dá quando os Novos Vingadores descobrem que Elektra, a ninja assassina ex-namorada do Demolidor que estava liderando a organização terrorista Tentáculo, era na verdade uma Skrull, isso dispara o alerta de que os alienígenas (que possuem capacidades transmorfas e são históricos inimigos dos Vingadores e do Quarteto Fantástico) estão infiltrados na Terra e substituíram várias pessoas importantes, inclusive, alguns heróis (e vilões também)! Em meio ao pânico que isso gera, os dois grupos lutam para desarticular a invasão alien, mas terminam surpreendidos quando, no escaldo das consequências da Guerra Civil na opinião púbica, quem é aclamado como herói é Norman Osborn (o Duende Verde, arqui-inimigo do Homem-Aranha), que na época liderava os Thunderbolts – um grupo de vilões descartáveis para missões arriscadas usado secretamente pelo governo, isso mesmo, uma cópia do Esquadrão Suicida da DC Comics.

Herói de uma nação ao matar a líder dos Skrulls. Arte de Leinil Francis Yu.

Como consequência, isso se torna uma escalada de poder para Osborn, que terminará se tornando o Diretor da SHIELD – organização que ele extingue em favor do MARTELO – até se tornar o homem mais poderoso dos EUA, passando a perseguir os heróis, enquanto esses ainda estão divididos por causa da Guerra Civil e da paranoia de Invasão Secreta. Mas aí já é outra saga, o Reino Sombrio.

Enquanto história, Invasão Secreta reciclou uma série de velhas ideias – algumas delas plantadas por Stan Lee e Jack Kirby lá atrás em 1961 e 1962 – e serviu como desculpa para várias coisas, como trazer heróis mortos de volta (a Harpia não tinha morrido, mas substituída por um Skrull!) ou explicar porque determinados personagens tinham tomado atitudes estranhas ou incongruentes (em particular na Guerra Civil) às suas personalidades (a Mulher-Aranha e Hank Pym/ Jaqueta Amarela haviam sido substituídos por Skrulls).

Atenção com SPOILERS de Capitã Marvel e Homem-Aranha – Longe de Casa adiante. Não leia se não assistiu aos filmes!

Nos cinemas, os Skrulls foram retratados como mocinhos em uma das viradas de Capitã Marvel, que apresentou os Kree como vilões. Mas eles realmente têm seus poderes transmorfos e os vemos substituindo Nick Fury e Maria Hill em Longe de Casa, ainda que com anuência de ambos e do lado dos mocinhos.

Mas será que isso abrirá caminho para uma Invasão Secreta no cinema? Ops, na tela do streaming via Disney+?

Talos e sua esposa podem estar do lado dos mocinhos, mas e se houver um grupo de Skrulls malignos por aí? Ou infiltrado aqui na Terra?

É possível se o Marvel (TV) Studios estiver interessado em apostar mesmo em novos formatos. Até agora, suas grandes sagas se desenvolveram na tela grande, num mote grandioso e lento da Saga do Infinito em meio aos 23 primeiros filmes lançados entre 2008 e 2019. Mas enquanto a Fase 4 aposta na diversidade e na introdução de novos personagens – Os Eternos, Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis – é possível que não haja espaço para uma “grande trama” (pelo menos não em uma que se resolva em médio prazo) e enquanto um novo mundo, um novo capítulo do MCU é introduzido por meio da Fase 4, pode ser que algumas sagas menores se desenvolvam na telinha. Quem sabe?

Por fim, o Bleeding Cool ainda diz que há uma segunda série misteriosa em desenvolvimento que trará o foco a um dos principais personagens do MCU. Mas quem seria?

Faça suas apostas!