O Murphy’s Multiverse afirma que suas fontes dizem que WandaVision irá adaptar o clássico arco de histórias A Busca pelo Visão. A série de TV que dará sequência aos eventos de Vingadores – Ultimato é um dos mais esperados produtos da plataforma Disney+.

Em Vingadores – Guerra Infinita, vemos que apesar de Wanda Maximoff e o Visão terem ficado de lados opostos na cisão de Capitão América – Guerra Civil, o casal passa a se encontrar de forma clandestina. Mas Thanos vem à Terra em busca da Joia da Mente, que alimenta a vida do Visão. Na dura batalha que se segue em Wakanda, o vilão arranca a joia da testa do androide, o que termina por matá-lo. Wanda tem um duelo com o titã louco, mas ele vence, e no estalar de dedos com todas as Joias do Infinito na Manopla, metade do universo é dizimada, e Wanda entre eles.

Em Vingadores – Ultimato, o time de sobreviventes se une desesperadamente num plano que envolve voltar no tempo, reunir as Joias do Infinito antes de Thanos e mudar os eventos para trazer todos de volta. O plano dá certo, exceto pelo fato de que o Thanos do passado chega ao presente para virar o jogo de novo. Na batalha que se segue, Wanda e Thanos duelam de novo e ele é uma das poucas Vingadores que consegue atingir o vilão de modo efetivo (os outros foram a Capitã Marvel e o Capitão América munido do Mjonir) e o sacrifício do Homem de Ferro permite derrotar a ameaça.

Mas o Visão não morrera na Dizimação, e sim, antes, portanto, permaneceu morto.

Aí, vem a história de WandaVision.

O que sabemos de concreto e real sobre a série de TV é que as imagens de divulgação mostram Wanda e o Visão vivendo como um típico casal de classe média de subúrbio numa ambientação que varia entre os anos 1950 e os 60. O que está acontecendo?

E, então, vêm as especulações.

Nas HQs, Wanda é capaz de manipular a realidade numa combinação de um grande poder mutante com magia. Os fãs acham que a Feiticeira Escarlate irá usar seus poderes para criar uma realidade falsa, talvez apenas na mente dela, na qual ela e o Visão vivem uma vida idílica nos anos de ouro do American Way.

E vem a conexão com A Busca pelo Visão: Vision’s Quest é um arco de histórias dos Vingadores da Costa Oeste, uma subdivisão do time principal que surgiu nos anos 1980. Na trama escrita e desenhada por John Byrne e publicada entre Avengers West Coast 42 a 46, de 1989, o Governo dos EUA sequestra o Visão para desmontá-lo e apagar suas memórias, em represália a um ato mostrado em revistas anteriores na qual o androide tentou se conectar a todos os computadores do mundo (não existia internet nos anos 1980…) para garantir a paz.

Como resultado, os Vingadores até encontram o “corpo” do androide e o reconstroem, mas sem as memórias e os sentimentos que outrora gozava, o “novo” Visão é apenas uma máquina fria quase sem qualquer relação com o herói de antes.

A perda do marido e a descoberta que os filhos que “gerara” com ele não existiam de verdade, eram apenas manifestações do seu poder de manipular a realidade; terminam por deixar Wanda louca e ela vira uma perigosa vilã que precisa ser derrotada pelos Vingadores para ser tratada e voltar ao normal, esta parte já no arco de histórias seguinte, Darker Than Scarlet (Mais Escuro que Escarlate), de novo por John Byrne.

Sem dúvidas, essa é uma das principais histórias da Feiticeira Escarlate nos quadrinhos e seria incrível vê-la adaptada ao live action, ainda que com muitas concessões para sincronizá-la com o tom dos filmes.