Os Rolling Stones estavam gravando um novo álbum antes da pandemia mundial de Covid-19 e embora o lançamento ainda possa demorar um pouco, o vocalista Mick Jagger garante que o trabalho já soa muito bem.

Em uma entrevista no Zoe Ball Breakfast Show, Jagger alertou que não se tenha pressa em ouvi-lo, mas que está ficando muito bom:

Não prenda o fôlego! [No sentindo de não tenha pressa] Nós gravamos um punhado de faixas ao mesmo tempo em que fizemos esta [Living in a ghost town]. Na verdade, eu andei finalizando alguns vocais e outros instrumentos nelas, e fazendo algumas mixagens. Então, estou trabalhando nele [o disco].

Mas ainda há algum trabalho a ser feito antes de que o álbum possa ser lançado…

Nós precisamos nos juntar e fazer algumas sessões a mais [antes de finalizar]. Não vamos nos reagrupar logo mais. Mas [as gravações] soam muito boas, o que já temos feito… Soa muito bom para mim.

Rolling Stones: Brasil em 2016.

O mercado aguarda com expectativa o disco dos Stones. A banda lançou Blue & Lonesome em 2016, mas era apenas um disco com covers de blues antigos, ainda que sensacionais na roupagem da banda. Embora tenham lançado duas canções inéditas na coletânea Grrr!, de 2012 – uma delas, Doom and gloom, inclusive, foi usada na trilha sonora de Vingadores – Ultimato – o último álbum autoral do grupo é o A Bigger Bang, de 2005. Tal lacuna tão distante já gerou arrependimentos em Jagger, que declarou em entrevistas recentes que gostaria de ter lançado mais material com o grupo.

A pandemia obrigou a banda a parar as gravações – pelo menos presencialmente – mas também interrompeu a turnê que fariam nos Estados Unidos neste verão do hemisfério norte.

Mas os Stones lançaram o single inédito Living on a ghost town, já retirada das novas sessões, como uma forma de se pronunciar sobre o isolamento social causado pela pandemia.

Capa de Goats Head Soup, de 1973.

Contudo, o motivo pelo qual Jagger estava sendo entrevistado é o relançamento do álbum Goats Head Soups, de 1973, numa versão ampliada com faixas bônus. Dentre as novidades, o primeiro single foi Criss cross, faixa que ficou de fora do disco; e agora, com mais sensação, saiu Scarlet, outra canção inédita, gravada na época com a participação especial de Jimmy Page, do Led Zeppelin.

Jagger explica na entrevista que os Stones chegaram para gravar no Olympic Sound Studios logo em seguida ao fim de uma sessão do Led Zeppelin. As bandas se cumprimentaram, conversaram, e estes foram embora, mas Page decidiu ficar e fazer uma jam com o grupo de Jagger e Keith Richards.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962 e se mantêm ativos até os dias de hoje.

Conheça a Discografia Completa dos Rolling Stones neste post especial do HQRock.