No movimento inesperado e estranho, o The Hollywood Reporter noticiou que Jamie Foxx irá interpretar de novo o vilão Electro no terceiro filme do Homem-Aranha da parceria da Sony Pictures com o Marvel Studios. É esquisito porque o ator viveu o personagem na franquia anterior do cabeça de teia, no filme O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro, que foi estrelado por Andrew Garfield, a encarnação anterior de Peter Parker.

Na verdade, por estranho que seja, não é a primeira vez que a Sony faz algo do tipo, já que a cena pós-créditos de Homem-Aranha – Longe de Casa trouxe J.K. Simmons de volta ao papel de J.J. Jameson, o irascível editor do Clarim Diário que já tinha vivido na primeira franquia do Homem-Aranha, nos filmes de Sam Raimi estrelados por Tobey Maguire.

Jaime Foxx será o vilão Electro. De novo!

Jamie Foxx é um dos atores importantes de Hollywood na atualidade, porém, sua performance em O Espetacular… foi criticada, talvez, muito por causa do material ruim que tinha à disposição. O filme foi bastante criticado por sua falta de foco, pois jogou Electro no título e no material promocional como um tipo de pegadinha para despistar o espectador de que a principal ameaça (e trama) do filme ser o Duende Verde de Harry Osborn (e não seu pai, Norman, como nas HQs) e a morte chocante de Gwen Stacy.

Gwen Stacy no funeral do primeiro filme.

Com isso, A Ameaça de Electro deixou o vilão do título em segundo plano, deixou sua história caricatural e mal conduzida e desperdiçou o talento e o visual de Foxx. Você pode ler a resenha do HQRock para O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro neste link.

Agora, Foxx terá uma segunda oportunidade de fazer um Electro mais interessante e importante. E espero que isso não signifique ao filme abordar aspectos de universos paralelos ou viagens no tempo ou nas dimensões, o que é desnecessário para a caracterização do vilão e do Homem-Aranha.

Não há mais detalhes sobre o filme ou sua trama, mas é esperado que Jameson apareça e tenha um papel importante e que Peter Parker tenha que lidar com a exposição de sua identidade secreta pelo jornalista. É muito provável que o aracnídeo mantenha a tradição de se reencontrar com algum outro personagem do universo dos Vingadores, embora não se tenha clareza de qual deles. Nos dois filmes anteriores, Parker contou com o auxílio de uma figura paterna substituta, sendo Tony Stark no primeiro e Nick Fury no segundo – com Quentin Beck, o Mistério, atuando como um tipo de irmão mais velho, também, apenas para trair a confiança do herói no fim.

Existe um rumor recorrente de que veríamos a volta de Matt Murdock, o Demolidor, advindo da série de TV feita em parceria com a Netflix, na pele do ator Charlie Cox, já que ele é um famoso advogado de defesa. Seria uma oportunidade para desenvolver a ligação forte que os dois personagens possuem originalmente nas HQs, mas pairam muitos problemas em relação a isso, como o fato da probabilidade do Marvel Studios desconsiderar as séries da Netflix (porque eram produzidas pela antiga Marvel TV) para criar novas propriedades as quais o Marvel Studios tenha controle criativo.

Mas a esperança permanece.

As filmagens de Homem-Aranha 3 são esperadas para começarem em breve e a data de estreia é prevista para 17 de dezembro de 2021.