Para a felicidade dos fãs, o Demolidor voltará às telinhas com a continuação de sua série de TV, agora, no Disney+ sob o comando do Marvel Studios e integrado ao MCU com o título de Daredevil – Born Again (Demolidor – Renascido, como vem sendo traduzido nos sites brasileiros, embora não é certo se essa é a tradução oficial). As filmagens já estão ocorrendo e devem seguir até dezembro deste ano. E com a gravação de cenas externas em Nova York, surgem também alguns detalhes sobre sua trama: segundo rumores coletados em vários sites de notícias, Born Again mostrará Wilson Fisk, o Rei do Crime, concorrendo à Prefeitura de Nova York e com uma plataforma política de perseguição aos vigilantes urbanos, tais quais Demolidor, Justiceiro… e Homem-Aranha.

Em primeiro lugar, é preciso adiantar que este plot existe nos quadrinhos e foi desenvolvido nas HQs da Marvel no arco Major Fisk, a partir de Daredevil 595, de novembro de 2017, por Charles Soule e Stefano Laudini, culminando na minissérie Devil’s Reign, de Chip Zdarsky e Marco Checchetto, que finalizou em junho de 2022.

Na trama, após ajudar a população em mais uma daquelas supercrises com eventos cósmicos, Fisk consegue se candidatar à prefeitura e é vencedor da eleição, tendo Matt Murdock como vice-prefeito – pois o Demolidor acreditava que ficar próximo de seu maior inimigo seria uma forma de combatê-lo, auxiliado pelo fato de que, na época, pela ação do vilão Homem-Púrpura e de seus filhos, Fisk havia esquecido que Murdock era o Demolidor. Como prefeito, Fisk persegue seus inimigos, os vigilantes urbanos – como Demolidor, Homem-Aranha, Luke Cage etc. – usando a Unidade Thunderbolts para isso e aliciando outros vilões, como o Doutor Octopus.
No fim, a ação coordenada do Demolidor e Elektra conseguem expor mais crimes de Fisk e ele é afastado do cargo, resultando em Luke Cage se candidatar a prefeito e vencer as eleições!

Como se vê, essa trama tem realmente o grande potencial de ser explorada ao longo de uma temporada ou duas de uma série de TV, bem como de trazer outros personagens da Marvel à baila, em especial Luke Cage e Jessica Jones, seus amigos dos tempos de Netflix.
Explicamos: para quem não lembra, Demolidor foi a primeira das séries da Marvel em parceria com a Netflix e foi um enorme sucesso quando lançada em 2015, trazendo a reboque outros programas, como Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, a reunião de todos esses em Os Defensores, e mais O Justiceiro. Algumas delas tiveram três temporadas (como o homem sem medo), outras apenas duas, mas o acordo Marvel-Netflix findou ruidosamente quando a Disney criou seu próprio streaming para concorrer com a Netflix.

Até o momento, o Demolidor de Charlie Cox é o único daqueles personagens a migrar da Netflix para o MCU, pois já apareceu no filme Homem-Aranha – Sem Volta para Casa e na série de TV da Mulher-Hulk; bem como seu nêmesis, Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), que apareceu na série Hawkeye. Até o momento a dupla consiste nos único remanescentes daquele universo ao lado de Jon Bernthal, que está confirmado para reprisar o papel de Frank Castle, o Justiceiro. Atores como Debora Ann Woll (Karen Page) e Elden Hanson (“Foggy” Nelson) não foram confirmados até agora, mas sabemos que a atriz Sandrine Holt está substituindo Ayelet Zurer no papel de Vanessa Fisk, a esposa do Rei do Crime.
Existem rumores de que Krysten Ritter reprisará seu papel de Jessica Jones, o que não foi confirmado ainda. Entre os novos atores sem papeis revelados estão Michael Gandolfini, Margaritta Levieva, Nikki M. James e Michael Gaston.
A conexão com Fisk e a própria trama sugerida podem ainda trazer participações especiais do elenco de Hawkeye, em especial Hailee Steinfeld, como Katie Bishop e Alaqua Cox, como Maya Lopez, a Eco. Não é impossível que Tom Holland apareça como o Homem-Aranha em algum momento, mas é quase certo que imagens de arquivo dele devem aparecer para retratar a “ameaça mascarada” como um dos símbolos do vigilantismo da cidade.

Por fim, vale anotar que todo esse plot de Major Fisk não tem nada a ver com a trama sugerida pelo título da série: Born Again foi traduzida no Brasil como A Queda de Murdock e é provavelmente a melhor HQ já publicada do Demolidor. Criada por Frank Miller e David Mazzucchelli em 1986, a trama mostra Wilson Fisk descobrindo a identidade secreta do Demolidor e usando isso para silenciosamente ir destruindo a vida de Murdock até deixá-lo à beira da loucura. O herói tem um colapso e é brutalmente surrado por Fisk (mas não morto) e precisa se recuperar lentamente para retomar sua guerra contra o Rei do Crime. No fim das contas, Murdock consegue um revide, mas herói e vilão chegam a um acordo tácito entre si.
O leitor deve ter notado que parte desse plot foi usado na terceira temporada de Demolidor, em 2018. Não é claro até agora o que ainda vale da cronologia da Netflix. Vale tudo ou o Murdock que vemos no MCU é uma variante daquela com algumas coisas valendo e outras não? Não sabemos, porém, declarações do ator Charlie Cox e de um dos produtores já afirmaram que Born Again será a 4ª temporada de Demolidor, o que sugere uma sequência direta. Ainda assim, vale lembrar também que o Marvel Studios vem usando títulos apenas por sonoridade e não necessariamente relacionados às tramas das HQs, como o caso de Vingadores – Era de Ultron é o caso mais flagrante.
Em termos estritamente criativos, nada do que foi apresentado nas séries do Netflix vai de confronto à cronologia do MCU, até porque aqueles programas fizeram realmente um esforço de se inserirem naquele universo. Mas a mudança de “casa” pode fazer os produtores quererem mudar algumas coisas para tomar outros caminhos narrativos.

Também não é claro em que momento cronológico se passa a nova série, se após os eventos de Mulher-Hulk ou antes. Alguns veículos da imprensa já sugeriram que as ausências de Karen Page e Foggy Nelson poderiam ser explicadas facilmente se os eventos se passassem durantes os cinco anos do Blip, o evento que apagou os heróis entre os filmes Vingadores – Guerra Infinita e Vingadores – Ultimato, mas isso é muito pouco provável, já que o Marvel Studios não é afeito a retroceder no tempo para esse tipo de movimento e só usou esse recurso com Viúva Negra até agora.
No fim da terceira temporada da Netflix, Murdock, Page e Nelson fazem as pazes e abrem juntos uma sociedade para um novo escritório de advocacia. A ausência deles na trama terá que ser explicada, caso realmente não voltem os personagens.
Demolidor será uma série diferente das demais do Disney+, que até agora seguiram o padrão HBO, de programas de orçamento mais alto e número menor de capítulos, entre 6 e 9. Com Born Again (ou Renascido?), o Marvel Studios fará um experimento: será um programa de 18 episódios (como as séries de TV tradicionais) e terá o formato também mais tradicional de capítulos mais ou menos autocontidos (ainda que inseridos em uma trama maior).
Daredevil – Born Again é desenvolvida para a TV por Matt Corman e Chris Ord, que atuam como showrunners e roteiristas. O primeiro episódio é dirigido por Michael Cuesta e a estreia é esperada para setembro de 2024.


em ECO, fisk tem o olho esquerdo com uma cicatriz depois de levar um tiro de Maya. Mas não tem mais essa cicatriz na série demolidor. Em que momento se passa ECO na ordem cronológica ?
GostarGostar
Olá, Danilo. Nada está confirmado ainda, mas ao que tudo indica, Demolidor se passará depois de Eco e a Marvel terá que explicar essa mudança.
GostarGostar
obrigado !!! No final de ECO, Fisk assiste uma notícia na TV sobre alguém ser candidato a prefeito da cidade, porém, ele lançou a candidatura na temporada 1 de Demolidor. A última temporada acaba com ele preso novamente também.
GostarGostar