Um dos mais famoso personagens da Marvel Comics completará 50 anos em 2024: Wolverine, o baixinho invocado dos X-Men. A editora já está iniciando os eventos de celebração e um deles será o retorno do lendário escritor Chris Claremont e a sequência de uma de suas mais famosas histórias, Madripoor Knights.

Chris Claremont, maior escritor dos X-Men.
Capitão América e Wolverine se encontram pela primeira vez em 1941, por Claremont e Lee.

Chris Claremont é o homem que fez os X-Men serem quem são hoje. Apesar de criados por Stan Lee e Jack Kirby na aurora do Universo Marvel, em 1963, e tenham passado por artistas talentosos, como Arnold Drake, Werner Roth, Don Heck e Jim Steranko, e uma fase sensacional nas mãos de Roy Thomas e Neal Adams, entre 1968 e 70, os mutantes só decolaram em termos de sucesso a partir da renovação realizada por Len Wein e Dave Crockum, que reuniu novos personagens como Wolverine, Tempestade, Colossos e Noturno ao time de Ciclope, Garota Marvel e Charles Xavier, em 1975. Mas como Wein se tornou o editor-chefe da Marvel no meio disso tudo, ele teve que largar os mutantes e assumiu um de seus assistentes, Chris Claremont, que estava apenas no início de sua carreira.

Claremont ficou à frente dos mutantes por 16 anos, entre 1975 e 1991, escrevendo as suas melhores histórias e desenvolvendo aqueles personagens, em histórias como a Saga da Fênix Negra, Dias de um Futuro Esquecido, Ninhada, A Queda dos Mutantes, Inferno e muito mais. E uma das mais queridas dos fãs foi Madripoor Knights: publicada em Uncanny X-Men 268, de setembro de 1990. Com arte deslumbrante de Jim Lee, que estava chegando ao auge de suas forças artísticas, a história, publicada em uma única edição, mostrava Wolverine, Psylocke e Jubileu atrás do Tentáculo, mas o mais legal é que vemos um precedente àquela ação, com um flashback de 1941, onde um jovem e inexperiente Capitão América se encontra com Logan para salvar Natasha Romanoff, a futura Viúva Negra, das mãos malignas da organização.

O encontro entre Wolverine, Viúva Negra e Capitão América, o roteiro amarrado de modo interessante e a arte sensacional de Lee marcaram essa como uma das mais lembradas histórias dos X-Men de Claremont. E ela está de volta….

Claremont retorna à Marvel para escrever uma minissérie em cinco episódios, com arte do mexicano Edgar Salazar, que parte de onde a história original parou, com Wolverine, Capitão América e Viúva Negra nas ruas da ficcional ilha-nação de Madripoor em busca de uma arma poderosíssima as quais vários inimigos estão atrás.

Wolverine: Madripoor Knights 01 chega às comic shops dos EUA em janeiro de 2024.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein, o desenhista John Romita e o editor Roy Thomas e estreou em The Incredible Hulk 180, de 1974 (que foi desenhada por Herb Trimpe), servindo de oponente ao Hulk. Criado para ser um super-herói canadense e representar os fãs da Marvel daquele país, logo em breve o baixinho armado de garras indestrutíveis de adamantium foi incorporado ao plano de renovação dos X-Men, planejado por Wein e Thomas. Wolverine, então, se une ao grupo em Giant Size X-Men 01, de 1975, por Wein e o desenhista David Crockum.

Saiba mais sobre Wolverine no Dossiê Especial do HQRock com a criação e o desenvolvimento de Logan nos quadrinhos.