A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sancionou a lei que determina o dia do aniversário do cantor e compositor Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, 27 de março, como o Dia do Rock Brasiliense. A lei estipula que todo o mês de março seja voltado para ações culturais que valorizem o rock, sendo oficialmente instituído como Mês do Rock Brasiliense. O projeto de lei é de autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT).

O texto do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), datado de 05 de janeiro e publicado em 08 de janeiro de 2024, diz o seguinte:

LEI Nº 7.386, DE 05 DE JANEIRO DE 2024
(Autoria: Deputado Ricardo Vale)
Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal o Dia do Rock
Brasiliense.
A VICE-GOVERNADORA NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADORA DO
DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA DO
DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º Fica instituído e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal o Dia do Rock Brasiliense, a ser comemorado anualmente no dia 27 de março.
Parágrafo único. As atividades culturais e educativas de promoção e valorização do rock brasiliense podem ser realizadas ao longo de todo o mês de março, que fica reconhecido e denominado, no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, como Mês do Rock Brasiliense.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 05 de janeiro de 2024
135º da República e 64º de Brasília
CELINA LEÃO
Governadora em exercício

A lei é parte de um coletivo de esforços realizados em anos recentes para valorizar a herança do rock de Brasília e seu papel histórico na consolidação desse gênero musical no Brasil, com o fim de promover atividades culturais e turísticas que, em última instância, também geram renda e desenvolvimento à cidade. Há um circuito turístico específico sobre o rock na cidade, com informações e placas sinalizadoras.

Brasília se destacou no cenário musical no final da década de 1970 com a expressão do movimento punk em uma leva de bandas que movimentou as noites da capital federal e chegou à imprensa nacional, ainda que quase nada daquele período foi realmente registrado em disco. Entre os líderes daquele movimento estava Renato Russo – nascido Renato Manfredini Júnior, em 27 de março de 1960 – um professor de inglês, filho de um funcionário do Banco do Brasil, que nasceu no Rio de Janeiro, morou alguns anos em Nova York na infância, e se estabeleceu em Brasília no início dos anos 1970.

Fã de Beatles e de rock clássico, o garoto foi tomado de assalto pelo movimento punk que emergiu nos Estados Unidos e Inglaterra entre 1974 e 1976, e gerou bandas como The Ramones, nos EUA, e Sex Pistols e The Clash, no Reino Unido. Como alguns desses músicos mudavam de nome em busca de termos chocantes, Renato adotou o sobrenome Russo, que remetia aos filósofos Rousseau e Husserl, mas também tinha uma conotação de esquerda em tempos de Guerra Fria.

Renato Russo (centro) à frente do Aborto Elétrico em Brasília.

Russo fundou a banda Aborto Elétrico, em 1978, a pioneira do movimento e que catalisou o surgimento de vários outros grupos, dentre os quais, a Plebe Rude. O grupo encerrou as atividades em 1981, e após o cantor passar um pequeno tempo se apresentando solo com o nome Trovador Solitário, formou a banda Legião Urbana em 1982, com outros músicos brasilienses. Os demais membros do Aborto Elétrico formaram a banda Capital Inicial.

Com o surgimento de novas bandas de rock no Rio de Janeiro (Blitz, Kid Abelha, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso) e São Paulo (Titãs, Ira, RPM, Ultraje a Rigor), o gênero tomou o país de assalto e, finalmente, as bandas de Brasília tiveram a oportunidade de registrar seu material e Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial fizeram sucesso nacional, a partir de 1985.

A Legião no auge do sucesso.

Assim, embora o movimento punk de Brasília não tenha tido condições de, no momento exato em que aconteceu, chegar aos discos e registrar o que aconteceu, foi um fenômeno cultural muito importante que mobilizou a capital nacional e se tornou, na verdade, o primeiro movimento cultural da cidade que teve alcance nacional, já que Brasília havia sido fundada apenas em 1960.

Reconhecer essa herança e importância é fundamental à cidade e Brasília pode se mirar no exemplo de Liverpool, a cidade da Inglaterra que possui uma enorme indústria turística baseada no surgimento dos Beatles, a banda musical mais importante do século XX e além.