Há apenas algumas semanas, correu o mundo a “notícia” de que os Rolling Stones haviam “cancelado” os planos de uma turnê para os Estados Unidos em 2026. O problema – e foi um dos motivos do HQRock não ter noticiado essa – é que eles não haviam anunciado turnê nenhuma. A imprensa estava dizendo que uma turnê não anunciada havia sido cancelada… Bom, agora, pelo menos temos um boato um pouco mais consistente: segundo o Daily Mail, um jornal tipicamente tabloide, informa que a veterana banda britânica está planejando uma série de três pequenas turnês, ou residências, como se diz no showbizz, para este ano.
Segundo o Mail, o grupo de Mick Jagger e Keith Richards pretende realizar três residências: uma nos EUA, uma no Reino Unido e outra na Argentina. Sim, isso mesmo, aqui nos nossos hermanos rivais.
Residência é um tipo de sequência de shows por noites seguidas e podem durar dias, semanas ou meses, a depender o arranjo. Claro, aqui estamos falando de apenas alguns dias.

O motivo alegado para essa estratégia – diferente das vezes anteriores, nas quais o grupo fez longas turnês mundiais – é o mesmo de semanas atrás: a saúde de Keith Richards.
O Daily Mail diz que suas fontes afirmam que o guitarrista não está mais disponível a encarar um mês de ensaios e três meses de estrada, o que é compreensível, sabendo que ele tem 82 anos de idade e sofre de artrite nas mãos, seu principal instrumento de trabalho. Seu parceiro de composições, Mick Jagger, tem a mesma idade, mas é notoriamente muito mais atlético e saudável e, provavelmente, não teria essa restrição, mas eles são uma equipe, não é mesmo?
Claro, tudo isso é apenas um rumor de um tabloide, mas faz algum sentido, ainda mais porque não é impossível que os Stones lancem um novo álbum este ano, pois o sucesso de Hackney Diamonds (2023) parece os ter motivado e, ano passado, o produtor Andrew Watt, que trabalha com eles, confirmou que o grupo estava em estúdio gravando. Claro, não há confirmação de que as sessões (ou as canções) foram finalizadas, mas existe uma boa possibilidade. Fazer alguns concertos para promover o disco viria a calhar em termos de publicidade.

Quanto aos shows, é provável que a banda faça algo como três ou quatro shows em cada residência, faça uma pausa de algumas semanas e viaje ao ponto seguinte. Em Londres, Wembley é o mais provável, na Argentina na La Bombonera e nos EUA há aparentemente uma negociação com a The Sphere, em Las Vegas, porém, essa super-tecnológica casa de shows está enfrentando problemas de viabilidade, por causa de seu altíssimo custo. A banda poderia tentar um histórico retorno ao Madison Square Garden, em Nova York, que com 20 mil assentos poderia ser preenchido quatro vezes sem esforço pela banda.
Os Rolling Stones se formaram em 1962 em Londres e continuam em atividade até hoje, mais de 60 anos depois, sem nunca terem encerrado as atividades ou feito uma turnê de despedida. Os líderes e fundadores Mick Jagger (vocais) e Keith Richards (guitarra) permanecem unidos, acompanhados pelo guitarrista Ron Wood, que ingressou no time em 1975. O baterista Charlie Watts faleceu em 2022, mas o trio remanescente permanece ativo, realizando uma turnê em 2024.

