A Julien’s Audictions irá leiloar em breve um histórico violão que pertenceu a John Lennon e que esteve perdido por 50 anos! E sim, você não entendeu errado… A história se repete: isso vem pouco depois de outro instrumento dos Beatles – o clássico primeiro baixo de Paul McCartney – ter sido encontrado também depois de cinco décadas desaparecido.

A Julien anunciou hoje que colocará à venda o violão  Framus Hootenanny de 12 cordas que foi de John Lennon nos tempos dos Beatles. O músico usou o instrumento na gravação dos álbuns Help! e Rubber Soul, ambos lançandos em 1965. Lennon toca o violão em questão em faixas como Help!, You got to hide your love away, It’s only love, I’ve just seen a face (todos do disco Help!), Norwegian wood e Girl (do Rubber Soul).

O violão também ficou famoso porque é visto na performance de You got to hide your love away no filme Help!, que virou o clipe da canção.

Depois, Lennon presenteou o violão ao músico Gordon Waller, da dupla Peter & Gordon, duo que fez bastante sucesso em meados dos anos 1960, inclusive, com canções de Lennon & McCartney, como World without love e Woman. Mas Gordon terminou passando o violão adiante depois para um amigo, que se mantém anônimo, e que o guardou em um sótão e esqueceu dele.

George Harrison toca o Framus ao lado do proprietário Lennon.

A notícia desse repasse não era conhecida, então,  a trilha do violão havia se perdido entre os pesquisadores, de modo que o Framus Hootenanny era considerado perdido.

Provavelmente, o achado do baixo Hofner 501 1961 de Paul McCartney anunciado este ano, e as especulações de seu altíssimo valor, devem ter inspirado o tal proprietário.  Mas o baixo regressou às mãos do próprio McCartney, pois o instrumento havia sido roubado, e não irá vendê-lo.

Todavia,  enquanto o baixo terá que ser restaurado porque ficou em um estado depreciado por décadas em um sótão, o violão Framus de Lennon está perfeitamente conservado, o que lhe adiciona bastante valor.

Segundo o The GuardianDarrien Julien viajou a Londres para aferir a autenticidade do violão e levou consigo os dois maiores especialistas em instrumentos do quarteto de Liverpool, Andy Babiuk e Danny Bennett, o primeiro deles, autor do incrível livro The Beatles Gears, sobre o equipamento da banda. Babiuk e Bennett autenticaram o instrumento.

E é interessante notar que em 2015 a mesma Julien vendeu outro violão de John Lennon que também estava perdido: o Gibson J-160E que o músico usava no início dos Beatles e fora roubado, repassado em uma loja de usados e comprado inadvertidamente por um músico no fim dos anos 1960. Uma grande investigação de pesquisadores terminou revelando o número de série do instrumento e sua identificação. Ele foi vendidos por US$ 2,4 milhões na época.

O preço de partida do Framus Hootenanny de 12 cordas é de algo entre 600 e 800 mil dólares, mas deve chegar a um valor bem mais alto. Mesmo sem a perspectiva de ter sido roubado, o fato de ter ficado perdido de é incrementar seu preço, além de ter sido usado num clássico como Help!.