Jeff Beck e Rod Stewart em um encontro recente: volta às raízes.

O cantor Rod Stewart e o guitarrista Jeff Beck vão retomar a parceria em um novo projeto a se realizar este ano. Os dois já participaram da mitológica banda The Jeff Beck Group nos anos 1960 e, depois, seguiram caminhos distintos daquele desenvolvido no grupo.

Hoje em dia, Stewart é mais lembrado como o cantor de baladas e, nos últimos anos, tem se especializado em cantar velhas canções norteamericanas e vai passar a se apresentar fixamente em Las Vegas, nos EUA. Contudo, houve um tempo em que ele era uma das vozes “mais quentes” do rock clássico.

The Yardbirds com Jeff Beck (à esquerda): período de maior sucesso da banda que contou também com o futuro líder do Led Zeppelin, Jimmy Page (segundo à direita).

Stewart começou a carreira em clubes de R&B de Londres e virou um ícone do movimento Mod, formado por roqueiros “moderninhos” que gostavam de soul music e tinham bandas como The Who e The Small Faces como maiores expressões. Entre 1964 e 1967, o cantor emprestou sua voz a bandas desse tipo – The Cyrill Davis’ All-Stars, Long John Baldry and the Hoochie Coochie Men, The Steampack e Shotgun Express – e já era um nome conhecido no circuito de bares e clubes quando foi convidado por Jeff Beck.

Beck veio do mesmo circuito de bares, mas ficou famoso mais cedo ao substituir Eric Clapton na banda The Yardbirds, em 1965. Com seus efeitos psicodélicos de guitarra, os Yardbirds vivenciaram o momento de maior sucesso em sua carreira, mas Beck, um perfeccionista ao extremo, andava descontente com a banda e decidiu sair em carreira solo.

The Jeff Beck Group: uma das melhores bandas de rock dos anos 1960.

Ele terminou montando o The Jeff Beck Group, com ele mesmo na guitarra, Stewart nos vocais, Ron Wood (futuro membro dos Rolling Stones) no baixo, o badaladíssimo Nicky Hopkins no piano e Mick Waller na bateria. A banda tinha uma sonoridade pesada de blues rock e causava sensação em Londres com suas longas sessões instrumentais de guitarra e piano e o uso no limite da voz rouca e rescante de Stewart.

O conflito de egos permitiu apenas a gravação de dois álbuns – Truth e Beck-Ola – lançados em 1968 e 1969, respectivamente, e que são dois clássicos absolutos do rock e influenciaram decisivamente todo o hard rock que se desenvolveu a partir daí, especialmente o Led Zeppelin, que tinha uma sonoridade idêntica.

"Truth", de 1968: primeiro álbum do The Jeff Beck Group. Um clássico!

Após a separação, Stewart e Ron Wood (agora na guitarra) formaram a banda The Faces, com sonoridade de volta ao R&B, como os Rolling Stones. Paralelamente, o vocalista iniciou sua carreira solo e, pouco depois, estourou com o sucesso de suas baladas. Beck tentou um novo Beck Group sem sucesso e depois um supergrupo chamado Beck, Bogert & Appice, com músicos famosos, que gravou um único álbum. A partir de 1974, o guitarrista passou a gravar somente álbuns instrumentais, com uma levada de jazz rock.

Beck e Stewart se uniram uma vez em 1985 e gravaram a canção People get ready que foi um grande sucesso.

Jeff Beck toca no O2 Arena de Londres, em fevereiro de 2010.

Agora, Beck anuncia que quer trazer Stewart de volta ao blues e usar todo o potencial de sua voz. Como o guitarrista é perfeccionista, já anunciou que, se o resultado não for o esperado, apagará todas as fitas do projeto.

Beck esteve em turnê no Brasil, em novembro passado e, ocasionalmente, faz shows em parceria com Eric Clapton, onde tocam juntos e separados.

Se o guitarrista e o vocalista conseguirem ao menos emular o som do velho The Jeff Beck Group, podemos esperar um resultado sensacional. Quem sabe isso salve Stewart de desperdiçar sua voz com a carreira que anda tendo…