Hugh Jackman encarna Wolverine em "X-Men 2", de 2003: ainda o melhor filme com o personagem.

Parecia bom demais para ser verdade! O diretor Darren Aronofsky (autor de A Fonte da Vida e O Lutador e indicado ao Oscar por Cisne Negro) iria fazer a sequência de X-Men Origens: Wolverine, chamado simplesmente The Wolverine. Mas em um comunicado conjunto com a 20th Century Fox publicado no site Deadline foi confirmada sua saída da produção.

O diretor alegou que a produção do filme – ambientado em grande parte no Japão – o afastaria da família por cerca de um ano.

O estúdio se apressou em informar que a saída teria sido amigável – afinal, O Lutador e Cisne Negro foram produzidos para a Fox – e que a produção de The Wolverine continua.

"Eu, Wolverine": estranho título para a história já publicada antes como "Dívida de Honra". Versão em capa dura está nas livrarias.

O diretor disse: “Estou triste de que não possa continuar com o projeto, que tem um roteiro fantástico, e eu estava muito animado de trabalhar com meu amigo Hugh Jackman, de novo” [os dois trabalharam juntos em A Fonte da Vida].

A Fox completou: “Enquanto estamos obviamente chateados por Darren não poder fazer The Wolverine, também entendemos e respeitamos seus motivos. (…) Hugh Jackman e a Fox continuam totalmente comprometidos em fazer The Wolverine. Nós nos reagruparemos e seguiremos em frente agressivamente”.

Um novo diretor deve ser anunciado em breve, já que a produção espera começar a gravar nos próximos meses. O recente terremoto no Japão deve, contudo, atrapalhar.

The Wolverine adaptará a famosa “Saga do Japão“, publicada originalmente como uma minissérie em 1982, já foi republicada diversas vezes desde então, com títulos como Dívida de Honra ou Eu, Wolverine (esta última, uma edição de luxo disponível nas livrarias brasileiras).

Na trama, escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller, Wolverine vai ao Japão atrás de sua amada Mariko Yoshida, quando descobre que ela é filha de Lorde Shigen, o maior gangster do país e dono de um grande império de crimes. Como Logan é ocidental, Shigen o acha indigno do amor da filha e arranja  um marido convencional para ela. Wolverine tenta confrontar Shigen, mas leva uma surra (com uma espada de madeira!). Assim, o mutante canadense precisa reunir suas forças para lutar pela mulher que ama e contra os crimes do pai dela ao mesmo tempo.

Wolverine e Shigen em confronto mortal: arte dinâmica de Frank Miller.

Resta saber como esse clássico da Marvel será transportado ao cinema.

Wolverine foi criado nos quadrinhos por Len Wein e John Romita Sr. em 1974 visando sua integração futura nos X-Men, mas sua primeira aparição se deu em The Incredible Hulk 180, quando confronta o gigante verde a mando do governo canadense. No ano seguinte, o personagem foi integrado à equipe mutante em Giant-Size X-Men 01, edição especial que trouxe vários novos membros.