
O elenco da produção da Warner, The Dark Knight Rises (Batman – A Ascensão do Cavaleiro das Trevas, no Brasil) não pára de crescer. Conhecendo o trabalho do diretor Christopher Nolan (Amnésia, O Grande Truque, A Origem) os muitos nomes significam uma trama complexa se montando que, a exemplo de Batman Begins, vai se passar em mais de um plano de tempo (passado e presente).
O telespectador atendo deve lembrar que em Batman Begins – pelo menos em sua metade inicial – temos vários planos temporáis se sucedendo: a infância de Bruce Wayne (a amizade com Rachel Dawes e o assassinato de seus pais); sua juventude (quando volta a Gotham para a audiência de soltura do assassino de seus pais); o seu “desaparecimento”, quando parte para o Oriente em busca de experiências; o treinamento da Liga das Sombras, com Ras Al Ghul e Henri Ducard; e a nova volta a Gotham para se transformar no Batman. Ou seja, o filme cumpre um período de 20 anos que ficam indo e voltando, não seguindo um caminho linear.

Algo similar deve ocorrer com Dark Knight Rises que vai encerrar a trilogia do Batman de Christopher Nolan e Christian Bale (Bruce Wayne). Já se comenta há tempos (veja os vários posts anteriores do HQRock sobre o filme) que este terceiro capítulo terá várias referências ao primeiro filme. Uma confirmação chegou agora: o pouco conhecido ator Josh Pence fará o jovem Ras Al Ghul, o vilão interpretado no cinema por Liam Neeson.
Josh Pence fez um dos gêmeos de A Rede Social, mas seu rosto foi substituído pela imagem de Armie Hammer.
Sua presença reforça a ideia de flashbacks sobre a juventude de Ras Al Ghul, que informa em Batman Begins ter tido mulher e filho no passado e eles foram mortos. Esse recurso deve ser utilizado para apresentar a personagem Tália Al Ghul ou Tália Head, a filha do vilão e que, nos quadrinhos, é uma das maiores paixões de Batman, mas também se envolveu emocionalmente com Bane, outro personagem confirmado no filme, interpretado por Tom Hardy.

A francesa Marion Cotilliard está contratada para o filme, mas sua personagem não está confirmada, apesar de ficar cada vez mais claro que ela será mesmo Tália. Além dela, o ator Joseph Gordon-Levitt também não teve seu papel especificado, o que gera uma série de especulações. (O HQRock comenta as possibilidades no post de 21/03, dê uma olhada!). Também Juno Temple foi contrada e seu papel foi divulgado apenas como uma “esperta garota de rua de Gotham”, o que lhe credencia para a personagem Holly Robinson, a irmã adotiva de Selina Kyle, a Mulher-Gato interpretada por Anne Hathaway.

Se bem que, se pensarmos em flashbacks não podemos descartar Temple fazer uma Selina Kyle jovem, pois em seu passado ela foi justamente uma “garota de rua esperta” (e prostituta na versão mais adulta da história). Não é impossível Christopher Nolan colocar um plot do passado relacionando Bruce Wayne, Tália Head e Selina Kyle anos antes.
Os outros nomes do elenco confirmados até agora são Michael Caine (Alfred), Gary Oldman (Comissário Gordon) e Morgan Freeman (Lucius Fox).
Por fim, uma última notícia: a Warner confirmou que a cidade de Pittisburgh servirá de locação para o filme. Isso gerou algumas especulações porque, nos dois longametragens anteriores, foi Chicago quem “dublou” a fictícia Gotham City. Ou Nolan decidiu trocar sua amada Chicago por uma nova cidade, ou então, Pittisburgh se passará por outro lugar. A produção deve filmar fora dos EUA, na Inglaterra (que sedia os estúdios onde estão os cenários e a Mansão Wayne) e em outros países também.

