Smallville termina na sexta-feira.

O canal The CW está bastante empenhado na divulgação de Smallville, cujo último episódio será exibido nesta sexta-feira, 13 de maio.

Foram divulgados vídeos onde os atores Michael Rosenbaum (Lex Luthor) e Erica Durance (Lois Lane) relembram seus melhores momentos na série, aproveitando para fazer propaganda do Box de DVDs com todos os episódios, já em pré-venda na Amazon. (Temos um post sobre ele, leia!).

Durance elogiou a diversidade de Lois Lane, pois a personagem é retratada como uma repórter investigativa nata, sempre usando desfarces e se mentendo em confusão, o que lhe permite tentar várias abordagens interpretativas diferentes.

Porém, os dois comentários de Michael Rosenbaum remetem aos melhores momentos de Smallville.

http://www.youtube.com/watch?v=kXeYHbm83oI

Como momento mais emocional, o ator escolheu o momento na série em que Lex Luthor mata seu pai, Lionel, no episódio de número 148, Descent, o 16º da 7ª temporada.

Lionel Luthor (John Glover) e seu filho Lex (Michael Rosenbaum) em seu último encontro: ecos de tragédia grega.

No início de Smallville, Lionel Luthor (John Glover) era o grande vilão da série, tanto que o ator, inicialmente um astro convidado, tornou-se um membro fixo do elenco a partir da 2ª temporada. Seu filho, Lex Luthor, inicialmente era uma figura ambígua, marcando por uma tendência à maldade e fatos obscuros em seu passado (até a suspeita de um assassinato),mas também com um grande potencial para o bem. Sua amizade com Clark Kent (Tom Welling) lhe desperta a vontade de ser um ser humano melhor, admirando o clima harmônico da familia Kent. Por outro lado, a áurea de segredos em torno de Clark – desde o início o jovem Luthor suspeita de algo estranho envolvendo o rapaz – termina por despertar uma curiosidade obscessiva que vai levar Luthor a se transformar no vilão que todos conhecem.

A série também aprofundou a psiquê de Lionel Luthor, mostrando como ele sacrifica o próprio filho o tempo todo, colocando-o em perigo ou envolvendo-o em tramas conspiratórias apenas com o intuito de testá-lo e prepará-lo para ser “um homem, um Luthor”. Depois da 4ª temporada, Lionel começou a assumir um papel mais ambíguo porque, numa experiência de troca de corpo com Clark, termina sendo “contaminado” pela bondade do rapaz. Ao chegar na 7ª temporada, Lionel já é praticamente um aliado, embora de métodos não-ortodoxos.

Michael Rosenbaum: Lex Luthor cumpriu seu arco de vilania na sétima temporada

Enquanto isso, seu filho Lex cumpriu o arco descendente para tornar-se um sujeito mesquinho e praticamente sem freio moral. A 7ª temporada foi em grande parte focada em completar o ciclo de Lex Luthor como o vilão da história, culminando no assassinato do próprio pai. O vídeo acima inclusive mostra a cena. É de chamar a atenção a fala de Lex ao encostar o pai na vidraça do último andar do prédio da LuthorCorp, em Metrópolis:

Eu cresci sob a sua sombra… E agora, você vai morrer sob a minha. Ninguém sequer lembrará de seu nome!

Michael Rosenbaum também destaca o seu momento mais épico: o episódio de número 152, Arctic, o 20º (e último) da 7ª temporada. Este capítulo, que também é a última aparição “real” de Lex Luthor na série até agora, é o momento em que Brainiac (James Masters) revela ao vilão que Clark Kent é o misterioso “Viajante“, um ser alienígena e extremamente poderoso que vive escondido na Terra e que Lex procura desde o início da temporada.

Lex e Clark (Tom Welling) têm o seu momento definitivo em "Arctic": segredo revelado.

Pela primeira (e única) vez, Clark e Lex se confrontam abertamente, como os inimigos que estavam destinados a ser, mas a Fortaleza da Solidão (a base de origem kryptoniana que Clark mantém no Ártico) desmorona em cima dos dois.

Como Michael Rosenbaum não renovou o seu contrato com Smallville após a 7ª temporada, a partir daí, Lex Luthor é dado como morto. Ao longo da 8ª temporada, porém, foram dados vários indícios de que Lex estava vivo, controlando, por exemplo, o destino de Tess Mercer (Cassidy Freeman), sua sucessora na LuthorCorp. Depois, Lex aparece, protegido por um tipo de suporte que esconde seu rosto (outro ator está aqui) como se estivesse seriamente ferido depois dos acontecimentos de Arctic, mas ainda na mesma temporada, após um momento de fúria, um descontrolado Oliver Queen (Justin Hartley), o Arqueiro Verde, termina por explodir o caminhão onde Lex supostamente estava. O empresário, então, é oficialmente declarado morto.

Entretanto, como todos sabemos que Lex Luthor não morreu – porque ele será o arquiinimigo do Superman que Clark irá se tornar – a 9ª temporada deixa indícios de que o vilão ainda vive. No episódio duplo Absolute Justice(11 e 12), o Sr. Destino, que é capaz de ver o futuro, diz a Clark que Lex Luthor será o seu maior inimigo, mas que ele vencerá.

Lex Luthor estará de volta no episódio final de "Smallville".

O primeiro episódio da 10ª temporada revela que o Laboratório Cadmus, uma subdivisão da LuthorCorp que já havia aparecido na série antes, mas se acreditava desativado, está produzindo clones de Lex e um deles, envelhecido cerca de 20 anos, se liberta e trama contra Clark, embora morra pela falência do próprio corpo. Outro clone escapa e, atendendo por uma criança de uns 6 anos chamada Alexander, é salva por Tess Mercer que começa a criá-lo como filho.

Essa trama envolvendo a clonagem deixa a impressão de haver alguém manipulando os fatos pelos bastidores, bem como de haver um tipo de plano para salvar Lex, que pretensamente estaria muito machucado.

Essa trama irá se concluir na sexta-feira, no último episódio de Smallville que trará o retorno de Michael Rosenbaum como Lex Luthor e deverá mostrar Clark Kent finalmente se tornando o Superman.