Batman e Gordon no teto do Departamento de Polícia de Gotham City em "Batman Begins" (esta parte é em estúdio).

Seguem as filmagens de The Dark Knight Rises, último capítulo da trilogia do Batman dirigida por Christopher Nolan. Em comunicado oficial, a Warner anunciou o início das filmagens e o cronograma que passará por Índia (já terminadas e temos posts sobre isso), Londres e Escócia, terminando nos EUA, nas cidades de Nova York, Los Angeles (cenas em estúdio) e Pittsburgh.

Em Londres, as filmagens estão ocorrendo no Farmiloe Building, no bairro de St. Luke’s, próximo a The City, e o mesmo prédio que em Batman Begins dublou o Departamento de Polícia de Gotham City.

Nos dois filmes anteriores, Gotham City foi essencialmente dublada por Chicago, com complementos tirados de outras cidades, notadamente Londres. Entretanto, o anúncio da Warner confirma que a cidade do Estado de Illinois e terra do presidente Barrack Obama não sediará mesmo as filmagens, sendo, portanto, substituída por Nova York e Pittsburgh. Segundo declarações do próprio Nolan, prédios do centro histórico da segunda irão aparecer no filme. E levando em consideração que as pontes que cortam Gotham apareceram em ambos os filmes, talvez as pontes de Nova York sejam o objetivo das filmagens lá.

Tomada aérea (e digital) de Gotham City em "Batman Begins".

Não foi revelado se as filmagens em Londres envolvem o elenco principal ou são apenas tomadas da Segunda Unidade.

Se o elenco estiver envolvido, teremos mais especulações em breve (veja as feitas sobre a Índia nos posts anteriores).

Sem título oficial em português ainda – deverá se chamar Batman – A Ascensão do Cavaleiro das Trevas se seguir a tradição, ou mesmo Batman – A Ascensão, se quiser ser econômico – o novo filme estreia em 2012. Escrito por David S. Goyer e dirigido por Nolan, o filme tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial) e Burn Gorman em papel não anunciado.