Batman com Gotham ao fundo no primeiro filme. Tente adivinhar: Londres, Chicago ou criação em estúdio?

Circula na internet a informação – liberada pela primeira vez em um bate-papo – de que o primeiro teaser trailer (aquele minitrailer só para dar um gostinho do filme) de The Dark Knight Rises, o terceiro capítulo da trilogia de Batman dirigida por Christopher Nolan, sairia já no próximo dia 15 de julho, juntamente às cópias do último Harry Potter.

É apenas um rumor, mas é bastante cedo para se lançar um teaser, já que as filmagens começaram há pouco tempo. Contudo, em Batman – O Cavaleiro das Trevas aconteceu justamente isso: com pouco tempo de filmagens saiu um minitrailer junto a uma cópia de Harry Potter. A Warner iria repetir a estratégia vencedora?

Além disso, saíram mais detalhes sobre as filmagens no Reino Unido, que já acontecem. Além da Mansão Wayne e do Departamento de Polícia de Gotham City, outras locações serviram para montar a cidade fictícia. Além de Londres, Glasgow, a capital da Escócia também servirá de “dublê” para o lar de Batman. Tendo em vista que, pelo que sabemos até agora, Gotham vai ser montada com partes de Pittsburgh, Nova York, Londres e Glasgow, devemos pensar que o cineasta vai explorar bastante o visual da cidade no novo filme.

Em Batman Begins, Gotham foi dublada por Londres e Chicago, mas a maior parte das cenas na cidade ocorreram em estúdio, como aquelas da rebelião nas ruas e no monotrilho. Em Batman – O Cavaleiro das Trevas apenas Chicago forneceu locações para a cidade fictícia mais famosa (e cheia de personalidade) do mundo.

Também é possível que Nolan explore o passado da cidade, por meio do personagem de Josh Pence, o jovem Ra’s Al Ghul, que foi interpretado por Liam Neeson no primeiro filme.