Roger Waters: volta ao Brasil em 2012.

Há alguns dias atrás, o HQRock havia estipulado a probabilidade de Roger Waters, o ex-líder, baixista e compositor do Pink Floyd, fazer shows no Brasil em março de 2012. Agora, suas apresentações foram confirmadas! E serão quatro concertos: em Porto Alegre, dia 17 março; São Paulo, dias 22 e 23; e no Rio de Janeiro, no dia 25.

Não há ainda informações em quais locais deverão ocorrer os shows, mas muito provavelmente serão em estádios, porque a atual turnê de Waters reproduz na íntegra o álbum The Wall, do Pink Floyd, de 1979, e traz em sua produção uma complexa performance que envolve atores, músicos, fantoches gigantes, balões e projeções de desenhos animados, além da construção de um muro de tijolos (feitos de isopor, claro) com 12 metros de altura e 137 metros de largura.

Tal produção reproduz o clima das apresentações originais do Pink Floyd que fez uma pequena turnê pela Inglaterra e Estados Unidos com a mesma infraestrutura entre 1980 e 1981, que está copilada – infelizmente apenas em áudio – no álbum Is There Anybody Out There? – Pink Floyd: The Wall Live, lançado em 2000.

Roger Waters (em destaque) à frente do Pink Floyd, nos anos 1970.

A nova turnê de Waters, voltando ao tema de The Wall, se iniciou em Londres no mês de maio e, em seu primeiro show, contou com uma rápida reunião do Pink Floyd (Waters mais David Gilmour na guitarra e Nick Mason na bateria) na canção Confortably numb, uma das mais famosas da carreira da banda.

Se seguir a infraestrutura original, no Brasil, os shows deverão ser no Engenhão, no Rio de Janeiro e no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Mais informações devem chegar em breve.

Para mais informações sobre o Pink Floyd, confira o post do HQRock sobre a discografia da banda em https://hqrock.wordpress.com/2011/05/29/pink-floyd-discografia-comentada/.