
Outro álbum de peso histórico lançado em 1991 ganha grandes comemorações neste 2011. Dias atrás, o HQRock postou sobre as duas décadas de Nevermind da banda norteamericana Nirvana (leia aqui). Agora, os louros vão para Achtung Baby do U2. Para comemorar a data, a banda irlandesa liderada por Bono e The Edge lançou um documentário no prestigiado Festival de Toronto. Dirigido por Davis Guggenheim, From the Sky Down destaca o processo de produção e gravação do disco que marcou a carreira do U2 e representa um “corte” na trajetória da banda.
Além disso, Bono e Cia. também estão promovendo um disco cover de Achtung Baby, gravado por artistas como Jack White, Depeche Mode, Patti Smith e Damian Rice.
O U2 surgiu em Dublin, na Irlanda, e lançou seu primeiro álbum em 1980. A banda causou sensação no circuito alternativo de rock com suas canções de sonoridade simples – fruto do pós-punk – e letras de teor político e crítico, como Sunday bloody sunday. Mas em 1987, atigiram o grande público internacional com o álbum The Jeshua Tree, que trouxe hits como With or without you e I still haven’t found what I’m looking for. Capitaneados a uma das principais bandas do cenário mundial, os irlandeses lançaram um álbum duplo, mistrurando material ao vivo e de estúdio, chamado Rattle and Hum, que também foi lançado sob a forma de filme para os cinemas.

Parte do público considerou a atitude “oportunista” e mesmo “mercenária”, ao mesmo tempo em que as novas canções não empolgaram como as do disco anterior. Esse movimento de desgaste atingiu a banda, que começou a ter problemas internos, inclusive em ter que lidar com a fama. Por isso, mudaram de rota na direção de Achtung Baby, que adotou uma postura mais irreverente e autodepreciativa nas letras, enquanto a sonoridade acrescentou elementos de música eletrônica. Embora tenha causado estranheza, o disco chegou ao 1º lugar das paradas da Billboard e rendeu um sucesso estrondoso para a faixa One, uma balada mais convencional.
A “brincadeira” eletrônica do U2 rendeu uma trilogia que prosseguiu com Zooropa (1993) e Pop (1997). Em 2000, a banda voltou a uma sonoridade mais tradicional com o álbum All That You Can’t Leave Behind, que os devolveu ao posto de uma das principais bandas do planeta.
O grupo acaba de encerrar uma extensa e bem-sucedida turnê mundial, chamada 360, que passou pelo Brasil, e o vocalista Bono afirmou recentemente ao jornal The Metro, de Londres, que vão passar um “tempo indeterminado” sem fazer shows.

