O batwing carregado por um helicóptero: investimento em realismo.

As filmagens em Los Angeles de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, continuam sob grande segredo, mas alguns informes seguem aparecendo. Fãs flagraram a filmagem do que parece ser um pouso do Batwing, gravado no Cotsco Parking em Los Angeles. É interessante que a nave do Batman foi filmada puxada por um helicóptero com um longuíssimo cabo de aço, conforme pode ser visto na imagem ao lado. É somente mais uma prova de como Nolan faz questão de manter efeitos especiais práticos em vez daqueles com recriações digitais.

É por isso que Ressurge será mais caro do que filmes carregados de efeitos visuais, como Lanterna Verde e Os Vingadores, que custaram em torno de US$ 200 milhões e 220 milhões, respectivamente. O fim da trilogia do homem-morcego custará US$ 250 milhões. Na conta se incluem filmagens na Índia, Inglaterra, Escócia e três cidades dos Estados Unidos: Pittsburgh (já passadas), Los Angeles (em atividade) e Nova York (nas próximas semanas).

Os efeitos práticos custam caro e são mais complexos em termos de logística e já pudemos acompanhar alguns exemplos, como um carro que ergue o batwing do chão para que ele “voe” próximo do solo; derrubar um caminhão de verdade de um viaduto de verdade no meio de Los Angeles; usar aviões e helicópteros reais na Escócia em uma sequência aérea; e agora este vôo do batwing. Mas o resultado compensa: o senso de realismo é fantástico e as cenas ficam muito mais bem acabadas.

Lembram-se da capotagem do caminhão em Batman – O Cavaleiro das Trevas? A cena ficou fantástica! E os extras do DVD do filme mostram que a cena foi gravadas de verdade, no centro de Chicago, com o uso de um aríete ativado por ar comprimido para fazer o caminhão virar para a frente em um salto. O efeito cinematográfico de algo que realmente aconteceu é fabuloso.

Outras duas notícias relacionadas. Em primeiro lugar, uma fonte do site Bleeding Cool afirmou que fez um “tour” pelo set da batcaverna do filme, localizado no Sony Studios, em Los Angeles. Segundo ele, a batcaverna será “espartana” como a de Batman Begins, ou seja, será uma instalação simples, com alguns equipamentos, mas utilizando o ambiente “natural” da caverna que lhe deu origem, que em Begins tem túneis e uma queda d’água no meio.

Se isso for verdade, aquelas imagens que apareceram semanas atrás não podem ser do filme, não é mesmo?

Supostas imagens da batcaverna divulgadas anteriormente. Verdade ou mentira?

O site Comic Book Movie conseguiu flagrar a filmagem de uma cena nas ruas de LA que mostram vários carros da polícia cercando o Batman (Cristian Bale). No fim de Batman – O Cavaleiro das Trevas, o homem-morcego é acusado da morte de Harvey Dent (Aaron Eckhart) e passa a ser ferozmente perseguido pela polícia. O Comissário Gordon (Gary Oldman) sabe que ele é inocente e tenta ajudá-lo por baixo dos panos. Antes, a polícia preferia fazer vistas grossas ao vigilante, porque ele estava reduzindo a criminalidade em Gotham City. Mas parece que em Ressurge o herói vai ser perseguido de verdade pela polícia.

E se for capturado? Batman vai ser desmascarado em público?

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.