
As filmagens de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, seguem de modo discreto em Vancouver, no Canadá e não saem muitas novidades do que está sendo feito lá. Entretanto, estes dias, o ator Russell Crowe, que faz Jor-El, o pai biológico do Superman, soltou uma informação curiosa no twitter: estaria gravando uma cena de luta com Zod (Michael Shannon), o vilão do filme.
Crowe escreveu:
15 km de bicicleta, várias horas lutando com Michael Shannon. Ele é muito difícil de derrubar.
Difícil dizer quem ganha, continuaremos a lutar amanhã.

A informação é curiosa porque será a primeira vez que veremos um Jor-El lutador nas adaptações live action do Superman: o personagem sempre aparece algo frio e plácido, como o próprio planeta Krypton ao qual pertence. O fato também deixa claro que o filme do homem de aço capitaneado por Zack Snyder, David S. Goyer e Christopher Nolan irá realmente explorar a ambientação de Krypton e o legado da família El, particularmente a relação entre Jor-El e Zod no passado.
Essa relação já foi subtendida em Superman – O filme, dirigido por Richard Donner e lançado em 1978, na qual Jor-El foi vivido por Marlon Brando e Zod por Terence Stamp. Na sequência, Superman II – A Aventura Continua, de 1980, essa relação “esfriou” por causa da ausência de Brando, que não concordou com a substituição de Donner por Richard Lester. É por isso que há mais da trama que envolve Jor-El e Zod em Superman II – The Richard Donner’s Cut, a versão inacabada do primeiro diretor para o mesmo filme, lançado em DVD em 2006.

Algo dessa relação foi transferida para os quadrinhos, especialmente nas fases mais recentes do Superman, como naquela escrita por Geoff Johns e desenhada pelo brasileiro Eddy Barrows.

Maior profundidade à relação foi dada na série de TV Smallville, que contou a juventude de Clark Kent (Tom Welling) antes dele se tornar o Superman e se encerrou em maio deste ano, após 10 temporadas. Na série, Jor-El não aparecia de maneira física, apenas por meio de sua voz – interpretada ironicamente pelo mesmo Terence Stamp dos filmes – com a qual Clark podia conversar por meio de uma tecnologia extraterrestre na Fortaleza da Solidão, tal qual no cinema.

Na 9ª temporada, Smallville explorou a relação entre Zod e Jor-El, quando uma versão jovem e clonada (e sem superpoderes) do vilão (Callum Blue) aparece na Terra. Depois, foi mostrada também uma versão jovem de Jor-El (Julian Sands) e explicada em detalhes o passado dos dois: Jor-El era o principal cientista do Conselho de Ciências que governava Krypton, Zod uma eminência militar e os dois eram amigos. Mas uma tragédia marca a vida do Major Zod: em meio à guerra contra um inimigo chamado Black Zero, a cidade de Kandor é destruída e família de Zod é morta, incluindo sua esposa e seu filho.

Anos depois, Zod descobre que Jor-El está desenvolvendo uma tecnologia de clonagem que permitiria recriar seu filho. Zod vai solicitar que Jor-El lhe permita fazer a expirência, mas o cientista nega, temendo que ambos fossem presos. Isso causa uma ruptura entre os dois.
Entretanto, enquanto nos filmes a missão de Zod (Terence Stamp) é destruir Kal-El, o Superman (Christopher Reeve), por ele ser o filho de Jor-El, em Smallville fica claro que, apesar do ressentimento de Zod, há um grande respeito pelo ex-amigo. Tanto que quando uma das soldadas mais fieis de Zod mata o clone jovem de Jor-El que chegou à Terra, o militar não hesita em eliminá-la. A rivalidade com Kal-El (Tom Welling) vai se dar por outro motivo: a negação do futuro Superman em permitir que os kandorianos clonados sem poderes na Terra tivessem acesso às habilidades especiais que lhes tornariam tão poderosos quanto o próprio Clark Kent. Mas o herói não sabia como fazer isso.

Além disso, sabia o vilão que Zod poderia se tornar, por já ter enfrentado sua versão madura e maligna antes (na 5ª e na 6ª temporadas), e temia permitir que ganhasse seus poderes. Estabelece-se assim uma relação que varia da admiração à rivalidade e a disputa pela liderança dos kandorianos na Terra, inclusive Faora (Sharon Taylor) que estava destinada a ser a segunda esposa de Zod e outra vilã. Mas a moça em sua versão jovem e clonada prefere seguir Kal-El e a possibilidade de uma vida pacífica na Terra, o que resulta em sua morte (e de outro filho de Zod, pois estava grávida), sendo este o passo decisivo para Zod se transformar no vilão que conhecemos.

É bem provável que alguns desses elementos estejam presentes em O Homem de Aço. E isto deve estar relacionado com o dublê com roupa de captação de movimentos que foi flagrado nas filmagens do filme na cidadezinha de Plano, em Illinois, nos EUA. A roupa garante que os movimentos do dublê serão convertidos em um personagem gerado por computação gráfica – CGI – e esta figura pode ser a armadura que Zod usou em Superman: Pelo Amanhã, arco de histórias de Brian Azzarello e Jim Lee. Ou quem sabe, seja Apocalipse (Doomsday no original), o monstro de origem kryptoniana que chegou quase a matar o Superman nos quadrinhos e que, em Smallville, era o filho de Zod e Faora transferido à Terra (na 8ª temporada).


Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), Superman – O Homem de Aço já teve confirmado no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Michael Shannon (General Zod), Antje Traue (Faora), Russell Crowe (Jor-El), Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Laurence Fishburne (Perry White). A estreia será em 14 de junho de 2013.

