Batman: começo intenso, épico.

Mais cedo, o HQRock postou o vídeo com o Prólogo de seis minutos de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, que vazou na internet. Contudo, a Warner Bros. já conseguiu tirá-lo do ar, então, cabe a nós escrever uma pequena resenha sobre o que vimos e o que achamos.

O vídeo realmente corresponde à descrição “verdadeira” do Prólogo adiantada pelo HQRock – leia aqui.

Abre com o Comissário Gordon discursando no funeral de Harvey Dent, dizendo que ele inspirou pessoas. Depois, corta para um jipe correndo em um campo até uma pista de pouso. Agentes da CIA estão diante de um pequeno avião e o jipe traz o Dr. Leonid Pavel – seu nome é pronunciado – e alguns homens encapuzados estão como prisioneiros.

Bane aparece bruto, inteligente e intimidador.

O avião decola e o agente da CIA começa a interrogar os encapuzados. O vídeo foi gravado de um celular, então, o som e a imagem não eram boas. Não ficou claro, para mim, se Parvel estava sendo preso ou salvo.

O agente da CIA interroga um dos encapuzados e o pendura para fora do avião como modo de intimidá-lo e até dispara perto de seu ouvido, para forçá-lo a falar. Então, o outro encapuzado começa a falar e é Bane. Como tem sido bastante comentado, realmente, sua voz é muito difícil de entender por causa da máscara.

O Comissário Gordon abre o filme.

O agente da CIA pergunta se o plano deles consistia em ser capturados; e Bane responde que “claro”; pergunta se ele morrerá se ele tirar a máscara; Bane diz que não, mas que vai sentir muita dor de um modo infernal; e pergunta se o plano é sequestrar o avião; Bane diz que não: ele vai destruir e derrubar o avião.

Em seguida, apaece um avião maior, se põe acima do menor e o “laça” por meio de cabos. Homens descem do maior em direção ao menor e, se posicionando nas janelas, disparam armas para dentro, matando os homens da CIA.

Bane pergunta algo ao Dr. Pavel, do tipo “o que você disse a eles?”, mas não ficou claro para mim se, novamente, Pavel estava sendo sequestrado ou salvo, pois neste momento, a cena fica muito intensa e há muito barulho e cenas rápidas, e a qualidade do vídeo compromete.

O Dr. Leonid Pavel também está no Prólogo.

Mas os homens do avião maior trazem um saco de corpos com um cara dentro e fazem um tipo de transfusão para o Dr. Pavel, o que é bizarro e não faz sentido ainda (fará no filme, é claro).

Em seguida, o avião maior arrasta o menor, que vira para baixo e vira um pêndulo. A Liga das Sombras – sabemos que são eles, não é? – simplesmente cortam fora a cauda do avião menor, enquanto Bane e Pavel são presos por um cabo. Depois, o avião menor é solto e cai como uma pedra, enquanto Bane e Pavel saem sendo puxados pelo avião menor.

Nesta parte última, o canto misterioso que já ouvimos antes – no teaser trailer e na campanha viral – entra e vai ficando mais alto.

Em seguida, entra um outro teaser trailer, com várias cenas muito curtas e rápidas. Vemos o policial John Blake em ação, Selina Kyle, Bane com sua jaqueta, o batwing perseguindo um daqueles tumblers camuflados da Liga das Sombras, imagens das ruas de Gotham, a mesma cena do outro teaser com Bane aparecendo diante de um Batman acoado e Bane carregando uma máscara do Batman quebrada.

Nesta segunda parte, a baixa qualidade da imagem foi realmente comprometedora e deixou difícil de ver os detalhes. A música é a mesma marcha-tema dos outros dois filmes, que soa muito bem na tela.

Qual será o fim do Batman?

No entanto, tirando a qualidade da fonte, tudo no Prólogo parece bem feito, intenso e emocionante. De fato, parece que o diretor Christopher Nolan não está usando a palavra épico à toa. Ele parece realmente se esforçar para o filme ser todo épico.

A abertura de Batman – O Cavaleiro das Trevas era uma cena fabulosa – o assalto ao banco comandado pelo Coringa – mas aquela cena era, de certo modo, à sua maneira, intimista. O foco era nos atores e em uma cena de ação controlada, embora de um conteúdo muito impactante.

Esta abertura de Ressurge é épica, que outra palavra usar? O sequestro do avião é intenso e não parece aquela ação meio cartunesca dos velhos filmes de James Bond, mas algo crível e incrível e muito intenso.

Bane aparece intimidador, bruto e inteligente, mas sua voz é realmente dura de entender. Se isso não for mudado, as legendas vão vir mesmo a calhar.

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon),  Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.