Ilustração do Sexteto Sinistro pelo brasileiro Mike Deodato Jr.

Em 2012, o Homem-Aranha, o mais popular personagem da editora Marvel Comics, comemorá seus 50 anos de publicação: Peter Parker e seu universo ficcional foram criados por Stan Lee e Steve Ditko e publicado pela primeira vez na revista Amazing Fantasy 15, de agosto de 1962.

A editora quer comemorar o evento em grande estilo. Além do novo filme do “amigão da vizinhança”, chamado O Espetacular Homem-Aranha, os quadrinhos também celebrarão a data. A Marvel publicará um arco de seis partes envolvendo o Sexteto Sinistro, um supergrupo de vilões. A trama será escrita por Dan Slott, que cuida da revista do personagem hoje em dia e terá mais de um desenhista. Um deles será Stefano Caselli, que fará a primeira e as duas últimas partes do arco, que será publicado a partir de Amazing Spider-Man 682, de março de 2012.

A capa original de "Amazing Spider-Man Annual 01", de 1965, com a primeira aparição do Sexteto Sinistro (arte de Steve Ditko)...

Na trama, o Dr. Octopus estará morrendo e promove um plano envolvendo o restante do Sexteto Sinistro, obrigando o Homem-Aranha a viajar pelo mundo inteiro, daí o nome da história: Ends of the Earth.

Ainda em 2012, a revista Amazing Spider-Man chegará ao número 700, o que só é possível porque o título se tornou semanal há alguns anos atrás, passando a ser publicado três vezes ao mês e, agora, quinzenalmente.

...e as releituras de John Romita...
...e John Byrne.

O Sexteto Sinistro também foi criado por Lee e Ditko e estreou em Amazing Spider-Man Annual 01 de 1965, com a reunião de alguns dos principais vilões do personagem na época: Dr. Octopus, Abutre, Elektro, Mysterio, Homem-Areia e Kraven, o Caçador. Apesar de um ótima ideia, não foi retomada por Stan Lee ao longo de sua longeva temporada no personagem, que se findou apenas em 1972.

Uma das formações dos anos 1990, com o Duende Macabro II. Arte de Eric Larsen.

A equipe apareceu algumas vezes desde os anos 1990, embora nunca com a dignidade que mereceria. A mais famosa dessas outras histórias é uma de 1991, escrita por David Michelinie e desenhada por Eric Larsen, na qual Kraven – já falecido na época – foi substituído pelo Duende Macabro II.

E anote na agenda: em 2012 vários outros personagens da Marvel irão fazer 50 anos, como Thor, Hulk, Dr. Estranho e até o Homem-Formiga.