Homem-Aranha: não será refilmagem.

O diretor Marc Webb deu uma longa entrevista sobre O Espetacular Homem-Aranha, o reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony, à revista anual da Comic-Con, o evento que é a maior feira de quadrinhos do mundo e ocorre em San Diego na Califórnia. Ele falou sobre os personagens, suas personalidades, o tom do filme e o uso de 3D.

Primeiramente, mais uma vez, tentou ressaltar que não se trata de um remake da trilogia realizada pelo diretor Sam Raimi, que estreou exatamente 10 anos atrás e se encerrou em 2007 como um dos maiores fenômenos cinematográficos da história. Em uma lista das 10 maiores bilheterias de filmes de super-heróis em todos os tempos, os três filmes ocupam papel de destaque entre os cinco maiores.

Marc Webb tenta afirmar que se trata de uma nova história e não uma refilmagem:

Era muito importante para nós comunicar que não se trata de um remake dos filmes de Sam Raimi. É um novo território, um novo vilão e um Peter Parker diferente. (…) Nós já vimos Mary Jane. E também acho que Gwen Stacy é uma mulher científica, super inteligente, talvez mais inteligente que Peter algumas vezes. Eu gosto dessa dinâmica, essa rivalidade que existe entre os dois de alguma forma. E acho que a química entre Emma Stone [Gwen] e Andrew Garfield [Peter] torna tudo muito íntimo e divertido.

Gwen Stacy e Peter Parker em um wallpaper do filme.

O cineasta também disse que quer ressaltar o humor, irreverência e até certa atitude “rock and roll” que Peter Parker tem:

Estávamos muito interessados em explorar essa qualidade malandra do personagem, com o humor e a diversão e toda essa coisa engraçadinha. Queríamos manter isso vivo, mas queríamos ser verossímeis. Queríamos que o humor fosse verdadeiro. Minha meta foi criar um mundo onde você pode sentir todas essas emoções. Há sentimentos mais sombrios e intensos no filme. Há traição, tragédia, mas também há humor e romance. Então é um pacote complexo de emoções, mas o importante é que parece autêntico. Há momentos de fúria e gravidade absolutas. Mas há momentos de humor, leveza e fantasia? Certamente. Há uma característica punk rock em Peter Parker que é irreverente e divertida e isso é algo que Andrew domina de uma forma que nunca vimos antes

As novas versões de May e Ben Parker.

O aprofundamento do personagem Peter Parker anda junto aos de Gwen Stacy e Curt Connors, que se transforma no vilão do filme, o Lagarto.

[Rhys Ifans] é fantástico. Ele leva sofisticação ao papel. Curt Connors é um amigo de Peter Parker. Ele é um aliado que se transforma em adversário, mas Peter sempre gostou muito do Dr. Connors. Rhys consegue equilibrar os dois lados dessa personalidade. Ele tem uma bondade e essa personalidade rock’n’roll e você pode realmente sentir esses dois lados no filme.

Os pais de Peter, Richard e Mary, aparecerão pela primeira vez no cinema: eles são a história não contada.

Por fim, o diretor justifica o uso de 3D, que vem sendo criticado na maioria dos filmes por pura redundância. Segundo Webb, no Homem-Aranha, a técnica dará um novo significado na experiência do telespectador.

Apenas pensei que se existe um filme que deveria ser em 3D deveria ser um filme do Homem-Aranha. E assistir em 3D, principalmente no IMAX, (…) é fantástico. Você ganha uma qualidade visceral que não teria de qualquer outra maneira. Começa de uma forma muito pequena, íntima e gradualmente se expande para ganhar a vantagem dessa sensação. (…) As sequências em primeira pessoa, essas vieram da ideia de colocar o público na pele do Homem-Aranha. Queríamos que eles sentissem o que ele sente.

Dr. Connors: vilão e amigo.

Ainda assim, Webb ressalta que quem assistir apenas em 2D vai divertir também.

Dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela) e escrito por James Vanderbilt (de Zodíaco), o elenco de O Espetacular Homem-Aranha  reúne Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Rhys Ifans (Dr. Curt Connors), Dennis Leary (Cap. George Stacy), Sally Field (May Parker), Martin Sheen (Ben Parker), Irrfan Khan (Dr. Ratha), Annie Parisse (Mrs. Ratha), Campbell Scott (Richard Parker), Embeth Davidtz (Mary Parker) e C. Thomas Howell (Ray). Rumores ainda apontam a presença do ator Christoph Waltz no elenco, em um papel desconhecido que poderia ser o de Norman Osborn ou de J.J. Jameson. Sua estreia no Brasil será em 03 julho de 2012, a mesma data dos EUA.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962 e fez sua estreia na revista Amazing Fantasy 15.