O Batman de Taubaté: ação começa hoje.

Como o HQRock já havia anunciado – leia aqui – a cidade de Taubaté, a 135km de São Paulo, ganhará um reforço na sua luta contra o crime: o Batman!

Como parte do Movimento pela Paz em Taubaté, ação conjunta das Polícias Militar, Civil, Rodoviária, universidades, OAB, instituições religiosas, empresários, meios de comunicação de massa etc., que visa promover ações repressivas e educativas para diminuir os altos índices de criminalidade que afligem o município nos últimos anos, o militar aposentado André Luiz Pinheiro vai incorporar o “cavaleiro das trevas” num trabalho educativo focado especialmente nas crianças.

Os índices de violência e criminalidade em Taubaté preocupam as autoridades. O número de homicídios em 2011 foi de 58, o maior desde 2001 quando os dados foram organizados, informa o portal UOL, bem como houve aumento de 37% no número de furtos e roubos a veículos em relação ao ano anterior, e cerca de 50% mais de envolvimento de menores de idade com crimes.

André Luiz Pinheiro, de 50 anos, começou a fazer cosplay em 2007, após se aposentar, por ser fã de super-heróis e quadrinhos. Com duas fantasias do Batman que custaram cerca de US$ 15 mil cada, logo o ex-militar começou a animar festas de crianças e participar de eventos sociais. Daí, veio o convite da Polícia Militar para ingressar no Movimento pela Paz e contribuir com as ações educativas.

Sua ação começa hoje, mas não foi divulgada um cronograma de atividades ainda.