
Após diversos meses perdendo a primeira posição entre as revistas em quadrinhos mais vendidas dos Estados Unidos para a concorrente DC Comics, a editora Marvel Comics conseguiu uma reação: o n.º 02 da minissérie Avengers vs. X-Men foi a revista mais pedida de abril, segundo levantamento da distribuidora Diamond Comics, a maior do país. A primeira edição já havia alcançado tal feito, mas o novo volume confirma a tendência.
Ainda assim, a DC Comics continua mostrando sua força. Mesmo que em números totais continue perdendo para a Marvel, a DC emplaca a maioria das revistas mais vendidas do mercado. No Top10 das revistas mais vendidas, nada menos do que seis são da DC.
A segunda revista mais vendida do mês foi Batman 08 (com 130,6 mil unidades), seguida de perto por Justice League 08 (128,9 mil unidades) em terceiro lugar e mais Green Lantern 08 (88,3 mil unidades), Action Comics 08 (87,9 mil unidades), Detective Comics 08 (87,6 mil unidades), Batman: The Dark Knight 08 (74,2 mil unidades), respectivamente, da quinta à oitava posição.
A Marvel, além da primeira colocação, emplaca quatro títulos entre as “dez mais”, com a série derivada da primeira AvX: Vs. 01 (uma minissérie específica para mostrar as lutas entre os membros dos Vingadores e dos X-Men dentro do contexto da saga da outra série) ficou em quarto lugar com 103,4 mil unidades; depois, a editora volta para a nona e a décima posições, com Uncanny X-Men 11 (69,8 mil unidades) e Avengers 25 (65,6 mil unidades), respectivamente, as “casas” oficiais dos X-Men e dos Vingadores.
Em relação ao mês anterior, novamente as quatro primeiras posições atingiram marcas de vendas acima das 100 mil unidades, o que é um bom indicativo para o mercado, já que a venda em quadrinhos sofreu grandes quedas na década passada. Parece que estamos em um momento de retomada, com o crescimento de 16,3% em relação ao mesmo mês do ano passado e um crescimento também no primeiro trimestre deste ano. Esse processo começou em agosto de 2011 com o lançamento do reboot cronológico e editorial da DC Comics, que reiniciou as revistas de seus principais heróis (daí todas terem o número 08) e reaqueceu o mercado. Esta saga começará a ser publicada no Brasil em breve, pela Panini Comics. (Veja aqui).
A estreia dos filmes baseados nos heróis – Os Vingadores, O Espetacular Homem-Aranha e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge – também devem impulsionar as vendas a patamares mais altos.
Um ponto interessante específico desse mês é que, pela primeira vez desde o início do reboot, chamado oficialmente de Os Novos 52, a revista da Liga da Justiça perdeu o posto de mais vendida da DC. Até o mês de fevereiro, ela foi a revista mais vendida do ranking – perdeu a posição no ranking de março justamente para Avengers vs. X-Men 01 – mas agora, também perdeu a posição entre as próprias revistas da editora. A revista principal do Batman ficou como a mais vendida da DC este mês.

O site ICV2 que organiza o ranking com os dados da Diamond Comics especula dois motivos, corroborados pelo site brasileiro Omelete: em primeiro lugar, Justice League 08 é o segundo número da revista sem o desenhista “super-star” Jim Lee, a grande atração do título. Lee, que é um dos Co-Publishers da DC Comics – o mais alto cargo de editoria – é conhecido por sua lentidão, então, a editora preparou alguns intervalos para que o artista pudesse se manter constante na revista. Ele deve voltar no próximo número ou no seguinte. Juntamente com o escritor Geoff Johns (Diretor Criativo da DC Entertainmet, a holder da editora), Lee é o grande arquiteto do reboot. Os dois também produzem a revista da Liga da Justiça desde o número 01.
Em segundo lugar, a revista Batman 08 dá início a uma nova saga do homem-morcego, no qual ele combate uma organização chamada A Corte das Corujas. A capa mostra Bruce Wayne de pijama enfrentando os membros da célula. Esta revista é escrita por Scott Snyder e desenhada por Greg Capullo desde o número 01 e é a mais vendida do herói desde então.
O segundo lugar no ranking de revistas mais vendidas do mês apenas consolida ainda mais a marca Batman como a mais valiosa do mercado de quadrinhos mundiais hoje em dia. Batman é atualmente o mais popular super-herói do mundo: no Top10 da Diamond, o homem-morcego estrela nada menos do que três revistas: Batman, Detective Comics e Batman: The Dark Knight. Outra de suas revistas, Batman & Robin, aparece na 17ª posição. E ele também está na Liga da Justiça.
Os Vingadores da Marvel também não fazem feio. Além das revistas com os mutantes (Avengers vs. X-Men 02 e AvX: Vs. 01), em primeiro e quarto lugares do ranking, a equipe dos “maiores heróis da Terra”, que acabou de ganhar seu primeiro filme, também estrela a 10ª posição, aparecendo ainda mais abaixo da lista, com New Avengers 24, em 12º lugar; New Avengers 25, em 15º lugar; e a nova Avengers Assemble 02, em 22º lugar.
É interessante ver o mercado de quadrinhos reagindo à crise e crescendo, mesmo que a passos curtos.
Veja o ranking completo das 25 revistas em quadrinhos mais vendidas dos EUA de acordo com a distribuidora Diamond Comics e sistematização do site ICV2:
N.º de unidades/ Revistas

