O Patriota de Ferro é flagrado nos sets de filmagem.

Começaram as filmagens de Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, e de cara o filme trouxe logo uma novidade: paparazzis conseguiram registrar a presença do personagem Patriota de Ferro nos sets! O ator James Badge Dale – anunciado como Eric Savin, o vilão Coldblood – é quem está usando a armadura patriótica tricolor típica do vilão.

O Patriota de Ferro nos quadrinhos: na verdade, Norman Osborn, o Duende Verde.

Nos quadrinhos, o Patriota de Ferro é ninguém menos do que Norman Osborn, o clássico vilão do Homem-Aranha mais conhecido como Duende Verde. Nas histórias que se seguem ao arco Invasão Secreta, de 2008, o vilão se torna uma das figuras mais poderosas dos Estados Unidos, usando sua inteligência para ser o principal responsável político pela comunidade de superseres. Na época, Osborn cumpria pena por seus crimes, mas teve a mesma relaxada em vista de seu ingresso no Programa Thunderbolts, que usava vilões condenáveis em missões suicidas. Mas a equipe de Osborn se torna tão eficiente que o ex-vilão começa a ser visto como herói pela população. No fim da Invasão Secreta (escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Leinil Francis Yu), Osborn mata a Rainha Skrull (que comandou uma invasão alienígena à Terra) e é aclamado herói. Osborn substitui Tony Stark (isso mesmo) como líder da SHIELD e transforma esta no MARTELO, uma agência mais agressiva.

Para montar sua nova imagem, Osborn assume a identidade de Patriota de Ferro, um amálgama do Homem de Ferro com o Capitão América, com o qual passa a liderar uma nova equipe de Vingadores formada só por vilões, os Vingadores Sombrios. É o Reinado Sombrio de Norman Osborn, na qual o vilão controla todo o Universo Marvel até ser derrotado na megassaga seguinte, O Cerco, todas já publicadas no Brasil pela editora Panini. Para saber mais sobre Norman Osborn, clique aqui (como vilão do Homem-Aranha) e aqui (como vilão dos Vingadores).

James Badge Dale no set.

Muito provavelmente, nada disso estará no filme, já que Norman Osborn é um personagem licenciado para a Sony Pictures, junto com todo o universo do Homem-Aranha; e não ao Marvel Studios. Mas talvez Homem de Ferro 3 aproveite a sequência de Os Vingadores para fazer mais uma vez o exército dos EUA tentar imitar a tecnologia de Tony Stark, tal qual aconteceu em Homem de Ferro 2. E o personagem Eric Savin deve ser o homem quem vai conduzi-la. Esse deve ser, ainda, o mote para a introdução do vírus tecnorgânico Extremis que talvez apareça como uma alternativa à tecnologia de Stark.  

Produzido pela Disney Company e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e é dirigido por Shane Black (Maquina MortíferaBeijos e Tiros). As filmagens já iniciaram, no Estado da Carolina do Norte, nos EUA, mas também haverá gravações na China. O elenco traz novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Don Cheadle (James Rhodes),  Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), mais os novatos Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), Andy Lau (cientista chinês), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood). Rumores escalam as atrizes chinesas Fan Bingbing e Yang Mi, como a esposa e a filha do personagem de Lau; bem como Ashley Hamilton (Jack Taggert/Poder de Fogo) e William Sadler (papel não-revelado).  Ben Kingsley foi anunciado, possivelmente como o vilão Mandarim, mas ainda não oficialmente confirmado. A estreia está marcada para 03 de maio de 2013, mas antes, o Homem de Ferro está em cartaz no Brasil com Os Vingadores, desde o dia 27 de abril.

O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.

O Patriota de Ferro é uma armadura usada nos quadrinhos pelo vilão Norman Osborn e foi criada pelo escritor Brian Michael Bendis e o desenhista brasileiro Mike Deodato Jr. em 2009, na revista The Dark Avengers 01, parte do universo dos Vingadores; mas Norman Osborn foi criado como o vilão Duende Verde por Stan Lee e Steve Ditko em Amazing Spider-Man 14, de 1964, numa história do Homem-Aranha. Atualmente, Osborn é o maior vilão do Universo Marvel.