Venom ganhará um filme para chamar de seu.

Um dos nomes mais fortes do Marvel Studios é Avi Arad, que é o responsável pelas franquias dos personagens Marvel que não estão diretamente ligados (ou sob licença) do estúdio, mas sob controle dos outros estúdios, como a Sony Pictures, que é a dona dos direitos de adaptação da franquia do Homem-Aranha e de seus personagens vinculados. Já na esteira de declarações prévias à estreia de O Espetacular Homem-Aranha, o reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony, e dirigido por Marc Webb, Arad vem dando contribuições que estão confundindo os fãs e críticos.

Mas uma leitura apurada dá a entender que existem, sim, planos de num futuro qualquer traçar uma ligação direta entre O Espetacular Homem-Aranha, o filme-solo de Venom e o Universo Marvel nos Cinemas de Os Vingadores.

Comparando Espetacular e Venom, seu parceiro de produção Matthew Tolmach afirmou:

Preste atenção nos mundos para que tudo se encaixe. O que estou tentando dizer, sem entregar o ouro, é que esperamos que todos estes mundos possam viver em paz um dia.

Avi Arad: possibilidades de encontros cinematográficos.

O próprio Arad disse ao Crave On-Line especificamente sobre Homem-Aranha e Vingadores:

Tudo é possível. Se algo assim acontecer, é ótimo para a Disney (dona da Marvel), é ótimo para a Sony. Tudo depende de a história certa aparecer. Estamos agora trabalhando no filme do Venom primeiro. Eu já esperava o sucesso de Os Vingadores e não penso nisso [na possibilidade do encontro] só porque foi um estouro nas bilheterias.

O novo desenho do Homem-Aranha, coprotagonizado por Nick Fury, da SHIELD.

Ou seja, existe mesmo a possibilidade de num futuro a médio prazo haver algum acordo entre a Disney e a Sony para partilharem a experiência de unir o Homem-Aranha ao já consolidado universo dos Vingadores. É jutsamente isso que a Marvel está fazendo no campo dos desenhos animados. O recém-lançado desenho Ultimate Spider-Man apresenta uma nova versão do herói que se envolve com Nick Fury, o agente Coulson da SHIELD e, em breve, os Vingadores em pessoa.

Nunca convém esquecer que, nos quadrinhos, o Homem-Aranha é um membro efetivo dos Vingadores desde 2005, introduzido no arco Motim de Brian Michael Bendis e David Finch, recém-lançado como um encadernado de capa dura no Brasil pela editora Panini Comics. Procure nas livrarias.

Motim: Reinício da equipe para os anos 2000 traz o Homem-Aranha como membro.

Quanto ao filme do Venom, o principal vilão do Homem-Aranha nos anos 1990 – leia mais aqui (sobre os vilões do herói) e aqui (sobre o Venom em si) – e que já foi levado aos cinemas em Homem-Aranha 3, será uma nova abordagem – sem relações com o filme de Sam Raimi, portanto – mas se manterá o mais fiel possível à história original.

Avi Arad disse ao site Hollywood.Com:

É uma história do Eddie Brock. Nós queremos que seja o mais fiel possível aos quadrinhos. Especialmente na origem do personagem. Mas, novamente, transformando pseudo-ciência em ciência. Todas essas coisinhas sobre teia e teias artificiais são uma grande indústria agora. A rede tem qualidades que podem ser enormes para as comunicações, com fibras e tudo mais. Então nós estamos levando isso em consideração na forma como abordamos para conseguir um grande filme sobre Eddie.

Topher Grace como Venom em “Homem-Aranha 3″…

Não fique surpreso, prezado leitor, se o Homem-Aranha cruzar o caminho com Venom em O Espetacular Homem-Aranha 2 ou 3 e que Os Vingadores 4, de 2021, trouxer o Homem-Aranha junto a Capitão América, Homem de Ferro e Thor. Ou até antes!

… e sua versão nos quadrinhos. Arte de Todd McFarlane.

Dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela) e escrito por James Vanderbilt (de Zodíaco), o elenco de O Espetacular Homem-Aranha  reúne Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Rhys Ifans (Dr. Curt Connors), Dennis Leary (Cap. George Stacy), Sally Field (May Parker),  Martin Sheen (Ben Parker), Irrfan Khan (Dr. Ratha), Annie Parisse (Mrs. Ratha), Campbell Scott(Richard Parker), Embeth Davidtz (Mary Parker) e C. Thomas Howell (Ray). Rumores ainda apontam a presença do ator Christoph Waltz no elenco, em um papel desconhecido que poderia ser o de Norman Osborn ou de J.J. Jameson. Sua estreia no Brasil será em 03 de julho de 2012, a mesma data dos EUA.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.

O uniforme negro do Homem-Aranha foi criado por Jim Shooter e Mike Zeck na saga Guerras Secretas, de 1984; mas o vilão Venom só apareceu em Amazing Spider-Man 299 e 300, de 1988, por David Michelinie e Todd McFarlane.