
Um dos nomes mais fortes do Marvel Studios é Avi Arad, que é o responsável pelas franquias dos personagens Marvel que não estão diretamente ligados (ou sob licença) do estúdio, mas sob controle dos outros estúdios, como a Sony Pictures, que é a dona dos direitos de adaptação da franquia do Homem-Aranha e de seus personagens vinculados. Já na esteira de declarações prévias à estreia de O Espetacular Homem-Aranha, o reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony, e dirigido por Marc Webb, Arad vem dando contribuições que estão confundindo os fãs e críticos.
Mas uma leitura apurada dá a entender que existem, sim, planos de num futuro qualquer traçar uma ligação direta entre O Espetacular Homem-Aranha, o filme-solo de Venom e o Universo Marvel nos Cinemas de Os Vingadores.
Comparando Espetacular e Venom, seu parceiro de produção Matthew Tolmach afirmou:
Preste atenção nos mundos para que tudo se encaixe. O que estou tentando dizer, sem entregar o ouro, é que esperamos que todos estes mundos possam viver em paz um dia.

O próprio Arad disse ao Crave On-Line especificamente sobre Homem-Aranha e Vingadores:
Tudo é possível. Se algo assim acontecer, é ótimo para a Disney (dona da Marvel), é ótimo para a Sony. Tudo depende de a história certa aparecer. Estamos agora trabalhando no filme do Venom primeiro. Eu já esperava o sucesso de Os Vingadores e não penso nisso [na possibilidade do encontro] só porque foi um estouro nas bilheterias.

Ou seja, existe mesmo a possibilidade de num futuro a médio prazo haver algum acordo entre a Disney e a Sony para partilharem a experiência de unir o Homem-Aranha ao já consolidado universo dos Vingadores. É jutsamente isso que a Marvel está fazendo no campo dos desenhos animados. O recém-lançado desenho Ultimate Spider-Man apresenta uma nova versão do herói que se envolve com Nick Fury, o agente Coulson da SHIELD e, em breve, os Vingadores em pessoa.
Nunca convém esquecer que, nos quadrinhos, o Homem-Aranha é um membro efetivo dos Vingadores desde 2005, introduzido no arco Motim de Brian Michael Bendis e David Finch, recém-lançado como um encadernado de capa dura no Brasil pela editora Panini Comics. Procure nas livrarias.

Quanto ao filme do Venom, o principal vilão do Homem-Aranha nos anos 1990 – leia mais aqui (sobre os vilões do herói) e aqui (sobre o Venom em si) – e que já foi levado aos cinemas em Homem-Aranha 3, será uma nova abordagem – sem relações com o filme de Sam Raimi, portanto – mas se manterá o mais fiel possível à história original.
Avi Arad disse ao site Hollywood.Com:
É uma história do Eddie Brock. Nós queremos que seja o mais fiel possível aos quadrinhos. Especialmente na origem do personagem. Mas, novamente, transformando pseudo-ciência em ciência. Todas essas coisinhas sobre teia e teias artificiais são uma grande indústria agora. A rede tem qualidades que podem ser enormes para as comunicações, com fibras e tudo mais. Então nós estamos levando isso em consideração na forma como abordamos para conseguir um grande filme sobre Eddie.

Não fique surpreso, prezado leitor, se o Homem-Aranha cruzar o caminho com Venom em O Espetacular Homem-Aranha 2 ou 3 e que Os Vingadores 4, de 2021, trouxer o Homem-Aranha junto a Capitão América, Homem de Ferro e Thor. Ou até antes!

Dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela) e escrito por James Vanderbilt (de Zodíaco), o elenco de O Espetacular Homem-Aranha reúne Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Rhys Ifans (Dr. Curt Connors), Dennis Leary (Cap. George Stacy), Sally Field (May Parker), Martin Sheen (Ben Parker), Irrfan Khan (Dr. Ratha), Annie Parisse (Mrs. Ratha), Campbell Scott(Richard Parker), Embeth Davidtz (Mary Parker) e C. Thomas Howell (Ray). Rumores ainda apontam a presença do ator Christoph Waltz no elenco, em um papel desconhecido que poderia ser o de Norman Osborn ou de J.J. Jameson. Sua estreia no Brasil será em 03 de julho de 2012, a mesma data dos EUA.
O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.
O uniforme negro do Homem-Aranha foi criado por Jim Shooter e Mike Zeck na saga Guerras Secretas, de 1984; mas o vilão Venom só apareceu em Amazing Spider-Man 299 e 300, de 1988, por David Michelinie e Todd McFarlane.
Irapuan,não possuo um conhecimento profundo de Hqs,então me tire uma dúvida:
na sua opinião,com base no que saiu até agora sobre O Espetacular Homem Aranha,esse novo filme aparenta ser mais fiel aos quadrinhos do que o trilogia anterior ou essa história de nova origem,uniforme,a verdade sobre os pais do Peter(que é o que me deixa mais receoso a respeito desse filme) é uma desculpa para lucrar mais?
Abraços e continue com excelente trabalho.
GostarGostar
Victor, pelo que pudemos apurar até agora, O Espetacular Homem-Aranha vai ser fiel aos quadrinhos, embora num sentido diferente do que o foi a trilogia de Sam Raimi. Aquela era fiel aos quadrinhos em espírito, adaptando personagens e situações clássicas em novos contextos narrativos. Afora a polêmica dos “lançadores orgânicos”, todo o resto se encaixa muito bem dentro do cânone do personagem.
Já Espetacular… parece diferente. Parece tomar a pegada “moderna” do Ultimate e misturá-lo a elementos clássicos. Veja, por exemplo, a presença de Gwen Stacy e seu pai. O que o trailer mostra – George Stacy e a polícia perseguindo ferozmente o Homem-Aranha – é algo que Stan Lee poderia ter escrito em sua longa temporada em Amazing Spider-Man caso os tempos fossem outros.
Por outro lado, o “segredo” em torno dos pais de Peter é algo muito mais devedor ao Universo Ultimate. Eu apostaria que Richard Parker era um cientista cujas pesquisas irão resultar no nascimento do Homem-Aranha, do Lagarto e do Duende Verde. Sim, Norman Osborn estará de algum modo envolvido na nova trilogia. Talvez não apareça neste primeiro – ou apareça, de surpresa, em um papel pequeno – mas terá um desenvolvimento nesse sentido parecido ao Ultimate, onde Osborn sabe desde sempre a identidade do Aranha por causa de sua origem.
Há muitas reservas contra o novo filme – é muito cedo para zerar tudo – mas por outro lado, todos os vídeos mostrados até agora são muito bons. Então, acho que pode ser um bom filme, que vai surpreender.
E se você parar para pensar, a trilogia de Raimi é um filme da Era de Bronze, na qual tensão, morte e um pouquinho de violência convivem com elementos mais clássicos. Note no fato da maior parte do filme ter ambientação diúrna. O sol brilha o tempo todo, como nas quatro cores das revistas da época.
Já O Espetacular… é mais orientado à Era Moderna (ou Era Sombria, como prefiro), com visual mais ousado, mais tensão, mais violência e ambientação noturna. Quase todas as cenas exibidas até agora são ou de noite ou em ambientes escuros.
Pode ser que funcione. Eu torço que sim, pelo bem do gênero nos cinemas e pelo personagem.
Um grande abraço!
GostarGostar
Irapuan , esse negocio da origem do aranha é o que acaba com as minhas expectativas , gosto da ideia do Peter ter sido picado sem nenhum motivo , um simples momento do acaso que transformas aquele adolescente nerd em um herói. Esse negocio dos pais do Peter terem haver com a origem dele soa muito forçado na minha opinião, até porque as melhores historias dele são aquelas com simplicidade , quando começam inventar coisas complexas sai merda (A saga do Clone! maior exemplo). Por outro lado as cenas estão bem legais e a caracterização pelo menos do Peter civil muito melhor.
Também acho super cedo pra zerarem tudo , na minha opinião o correto seria um reboot mas sem mostrar a origem do aranha novamente, muita gente usa como exemplo Batman Begins,porém Tim Burton nunca trabalhou a origem do morcego tão profundamente. Eu não consigo imaginar o tio Ben morrendo e a frase “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades” mostradas de forma diferente da versão Raimi.
Por fim enquanto The Dark Knight Rises eu espero com a mais alta expectativa , Homem Aranha adotarei a mesma postura que tive com X-Men First Class assistir sem esperar nada. Na minha opinião a chance de ser excelente e péssimo esta em 50/50%.
GostarGostar
Olá, Guilherme,
Também acho totalmente desnecessário recontar a origem do Homem-Aranha. Por mim, se é para zerar tudo, pelo menos parta do princípio que as pessoas já viram a origem do Aranha, então, bola adiante.
Concordo com você, não gosto dessa ligação dos pais de Peter com suas origens. Também gosto do caráter casual das histórias, pois assim é a vida. Toda vez que tentam criar esse tipo de vínculo, a coisa não fica legal, como em Homem-Aranha 3 ligarem o Homem-Areia à origem do Aranha. Para quê aquilo? No que acrescentou ao filme ou ao cânone do personagem? Só fez tirar o brilho da origem do personagem, com o tio Ben morto casualmente por um bandido comum. Pronto!
É a mesma coisa com o Batman do Tim Burton, que ligou o Coringa à origem do herói. Para quê aquilo? Também só tirou o brilho. É muito melhor em Begins: um assalto banal por um bandido comum. Tomara que Nolan não sofra da síndrome de Raimi e crie uma ligação das mortes de Thomas e Martha Wayne com a Liga das Sombras, Ra’s Al Ghul ou Bane.
E quanto a O Espetacular Homem-Aranha, expectativa baixa, mas os vídeos até agora são muito bons.
Um abração!
GostarGostar