O site SuperHeroHype conseguiu um grande furo hoje: o anúncio do elenco de  The Wolverine, filme que dá prosseguimento a saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox. Até agora, às vésperas do início das gravações, apenas o astro Hugh Jackman estava confirmado.

O elenco japonês de The Wolverine: Hiroyuki, Yamanouchi, Okamoto e Fukushima.

Nenhum dos nomes anunciados, contudo, é conhecido fora do Japão, mas o site louva a iniciativa de procurar mais credibilidade em meio aos orientais. O mais conhecido deles é Hiroyuki Sanada, que participou de A Hora do Rush 3, e é anunciado como Shigen. Porém, é estranho isso, pois além do personagem ser um velho, o veterano ator Hal Yamanouchi (de A Vida Marinha com Steve Zissou) é anunciado como Yashida. O nome do personagem em quadrinhos é Shigen Yashida, líder do clã Yashida.

Será que a Fox vai dividir o personagem em dois, fazendo Shigen alguém mais novo? Talvez, o filho do chefe do clã Yashida. É típico de Hollywood: vai ver não querem mostrar o Wolverine apanhando de um velho – que é o que ocorre na história em que o filme se baseia.

Mas deixando isso para lá – depois devem haver mais esclarecimentos sobre quem é quem neste caso – também foram anunciadas as duas protagonistas femininas: Tao Okamoto como Mariko Yashida (o grande amor de Wolverine) e Rila Fukushima como a ninja Yukio, que também se envolve sexualmente com o herói, mas é uma amiga de caráter dúbio.

Will Yun Lee fará o Samurai de Prata.

Horas depois, o mesmo site complementou a informação com o anúncio de que Will Yun Lee fará Kenuichio Harada, um primo de Mariko que desponta como o herdeiro do clã Yashida e também é conhecido como o vilão chamado Samurai de Prata. [Atualização: o nome de Brian Tee (de Grimm) também foi anunciado, no papel de Noboru Mori, o corrupto Ministro da Justiça do Japão, a quem a mão de Mariko está prometida. Fim da Atualização].

O Samurai de Prata nos quadrinhos.

The Wolverine adaptará o arco de histórias Dívida de Honra, atualmente conhecido como Eu, Wolverine, que é considerada a melhor história do personagem e foi publicada em 1982 como uma minissérie escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller. Na trama original, o mutante vai ao Japão em busca de sua paixão, Lady Mariko Yashida. Mas descobre que a moça é filha do maior gangster do país, Lorde Shigen, alguém que não irá aceitar ver a filha se enamorar com um ocidental selvagem como ele, obrigando o canadense a combatê-lo ao mesmo tempo em que precisa provar sua honra. Como o vilão é o Samurai de Prata – primo de Mariko e herdeiro “legitimo” do clã Yashida – o filme também trazer elementos de outra história de Wolverine, publicada emUncanny X-Men 170 a 173em 1983, que serviu como uma espécie de sequência daquela minissérie, na qual Wolverine volta ao Japão outra vez, disposto a se casar com Mariko, mas a articulação de vários vilões diferentes – e de maneira não planejada – termina por criar uma série de problemas. Produzida por Chris Claremont e com desenhos de Paul Smith esta é considerada uma das melhores sequências de aventuras do grupo em toda a sua história.

The Wolverine será dirigido por James Mangold e o elenco traz o astro Hugh Jackman. As gravações iniciam em agosto e a estreia deve ser em 2013. Cronologicamente, o filme se passará no passado da trilogia dos X-Men para o cinema.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Atualmente, também é membros dos Vingadores. É publicado pela Marvel Comics.